1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Apple já mostra etiqueta energética para iPhone e iPad na Europa, mas com uma surpresa
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Apple já mostra etiqueta energética para iPhone e iPad na Europa, mas com uma surpresa em Seg 23 Jun 2025 - 16:10

DJPRMF

Dispostiivo da Apple a ser iniciado

Uma nova diretiva da União Europeia veio trazer mais transparência ao mercado de tecnologia de consumo e a Apple não ficou de fora. Desde o dia 20 de junho, quem adquire um iPhone ou iPad em território europeu encontra uma novidade: uma etiqueta detalhada sobre a eficiência, durabilidade e capacidade de reparação do dispositivo. Esta medida visa capacitar os consumidores a fazerem escolhas mais informadas e sustentáveis.

O que revela a nova etiqueta?

Longe de ser um simples indicador de consumo energético, esta nova etiqueta, que mantém a familiar escala de "A" a "G", é muito mais abrangente. Para além da eficiência, fornece dados cruciais sobre o desempenho e a longevidade do aparelho.

Os consumidores podem agora consultar informações como:

  • A autonomia da bateria por cada ciclo de carga.
  • A resistência do equipamento a quedas.
  • O nível de proteção contra água e poeiras (classificação IP).
  • Um índice de reparabilidade, um fator cada vez mais importante para quem defende o direito à reparação.

A curiosa estratégia da Apple

Apesar de os seus modelos mais recentes cumprirem os requisitos para a classificação máxima de "A", a gigante de Cupertino optou por atribuir a si mesma uma nota "B". A justificação para esta decisão foi detalhada pela própria marca num relatório técnico de 44 páginas, onde expressa preocupações com a metodologia de avaliação da Comissão Europeia, considerando-a ambígua e aberta a diferentes interpretações.

imagem de exemplo da etiqueta

Para se precaver contra possíveis discrepâncias em testes futuros realizados por entidades independentes, a Apple adotou uma postura mais conservadora. Esta cautela estendeu-se também à avaliação da resistência dos iPhones a quedas, outro dos parâmetros da nova etiqueta. Esta abordagem pode ser vista como uma forma de proteger a reputação da marca, mas levanta questões sobre a clareza dos critérios europeus.

Mais poder de decisão para o consumidor

Nos sites da Apple, a etiqueta energética é apresentada através de um ícone distinto. Ao clicar, o utilizador acede a uma ficha técnica em PDF com uma análise ainda mais aprofundada, que inclui a capacidade exata da bateria em mAh, a resistência do ecrã a riscos (medida na escala de Mohs) e, fundamentalmente, o período garantido para atualizações de segurança.

A implementação desta nova regulamentação não se limita aos países da União Europeia, aplicando-se também à Noruega e à Suíça. O objetivo é claro: estabelecer um novo padrão de transparência na indústria, incentivando os fabricantes a adotarem práticas mais sustentáveis e dando aos consumidores as ferramentas necessárias para comparar objetivamente o ciclo de vida completo dos seus futuros dispositivos.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech