1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Vem aí um 'baby' Defender? Land Rover prepara novo SUV elétrico para 2026
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Vem aí um 'baby' Defender? Land Rover prepara novo SUV elétrico para 2026 em Ter 24 Jun 2025 - 11:03

DJPRMF

Devender EV jipe

O Land Rover Defender é um ícone do todo-o-terreno que, nos últimos anos, se transformou também num símbolo de luxo e elegância. Agora, a marca britânica prepara-se para expandir a família com um modelo que promete agitar o mercado: um SUV totalmente elétrico, mais compacto e que poderá atrair uma nova vaga de clientes.

Apesar do seu design robusto e inconfundível, que o distingue claramente da gama Range Rover e de rivais como a Mercedes-Benz e a BMW, a Land Rover quer capitalizar ainda mais no sucesso do nome Defender. Com várias versões e três tamanhos já disponíveis, o próximo passo lógico é a eletrificação num formato mais acessível.

Um Defender Sport para as massas

Segundo informações avançadas pela AutoWeek, este novo modelo de entrada de gama poderá chamar-se Defender Sport. Com um comprimento a rondar os 4,5 metros, o "baby" Defender terá um tamanho semelhante ao de um BMW X1, posicionando-se na gama da Jaguar Land Rover (JLR) entre o Discovery Sport e o Range Rover Evoque.

A chegada deste novo SUV elétrico levanta a possibilidade de poder vir a ser o sucessor direto do Discovery Sport, cujo futuro ainda não foi revelado pela JLR. Espera-se que o novo modelo mantenha traços de design característicos do Defender, como as cavas das rodas proeminentes e uma postura mais elevada, garantindo a sua identidade visual imponente.

Plataforma nova, ambições elétricas

O Defender Sport será um dos primeiros veículos a ser construído sobre a nova plataforma EMA (Electric Modular Architecture) da JLR. Esta arquitetura foi inicialmente concebida exclusivamente para veículos elétricos, o que demonstra o compromisso da marca com a eletrificação. No entanto, não está descartada a possibilidade de uma variante híbrida plug-in (PHEV) para complementar a oferta.

Esta mesma plataforma servirá de base para outros futuros modelos elétricos do grupo, incluindo o sucessor do popular Range Rover Evoque. A estratégia poderá até abrir portas para um futuro Discovery totalmente elétrico, caso o novo Defender Sport não o substitua.

O desafio de eletrificar um ícone

A aposta num novo modelo elétrico surge enquanto a eletrificação do Defender atual, de maiores dimensões (modelo L663), se revela um desafio. Numa entrevista à Autocar, o Diretor Comercial da JLR, Lennard Hoornik, explicou as dificuldades.

"Eletrificar o atual carro 'L663', na sua plataforma D7x, não é o que queremos", afirmou Hoornik. Explicou que, embora a plataforma seja "brilhante no que faz", "não é fácil encontrar o espaço extra necessário dentro desse chassis para as baterias".

Esta dificuldade técnica justifica a aposta na nova plataforma EMA para os modelos mais compactos. Antes da chegada do "baby" Defender, a JLR lançará o primeiro Range Rover totalmente elétrico ainda este ano, um modelo que já conta com mais de 61.000 inscrições na sua lista de espera, demonstrando o enorme interesse do público nos SUV elétricos de luxo da marca. A JLR reitera o seu compromisso de lançar um veículo elétrico sob cada uma das suas marcas: Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech