1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » BYD já testa baterias de estado sólido para uma autonomia recorde de 1.875 km
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

BYD já testa baterias de estado sólido para uma autonomia recorde de 1.875 km em Sex 27 Jun 2025 - 13:17

DJPRMF

veículos da BYD

A BYD, gigante chinesa de veículos elétricos, está a acelerar o passo na corrida tecnológica e já tem em circulação protótipos equipados com baterias de estado sólido. A nova tecnologia promete revolucionar o mercado, com uma autonomia estimada que pode chegar aos 1.875 quilómetros com uma única carga, segundo o ciclo de testes chinês (CLTC).

O anúncio foi feito por Sun Huajun, diretor técnico da divisão de baterias da BYD, durante a Cimeira de Inovação e Desenvolvimento de Baterias de Estado Sólido da China de 2025. O executivo confirmou que os testes em estrada já estão a decorrer, embora não tenha revelado que modelos estão a ser utilizados como cobaias. Apesar de alguns rumores apontarem para o modelo SEAL, a fabricante já veio a público negar essa informação, afirmando que nenhum modelo atual está preparado para estrear esta tecnologia.

Uma densidade energética que muda o jogo

O segredo para esta autonomia impressionante está na densidade energética das novas células, que atingem os 400 Wh/kg. Este valor representa praticamente o dobro do que as atuais baterias de iões de lítio conseguem oferecer. A tecnologia de estado sólido substitui o eletrólito líquido por um componente sólido, o que não só permite armazenar mais energia, como aumenta a segurança e possibilita velocidades de carregamento muito superiores.

Segundo a imprensa chinesa, os testes já demonstraram a capacidade de recuperar 1.500 quilómetros de autonomia com apenas 12 minutos de carga, o que corresponde a 80% da capacidade total. Extrapolando para uma carga completa, chega-se à impressionante marca de 1.875 km. Mesmo convertendo para o ciclo EPA norte-americano, consideravelmente mais rigoroso, a autonomia ainda se aproximaria dos 1.300 quilómetros.

Calendário para a produção em massa

A BYD, que investiga esta tecnologia há mais de uma década e já testava células de 20 e 60 Ah em 2024, tem um plano claro para a sua implementação. De acordo com Sun Huajun, a fase de testes com veículos deverá estar concluída em 2027.

Entre 2027 e 2029, a produção será iniciada, mas de forma limitada. A expansão para uma produção em larga escala está prevista para arrancar em 2030. Um dos objetivos mais ambiciosos da marca é conseguir que, até ao final da década, o custo das baterias de estado sólido seja equivalente ao das atuais baterias de iões de lítio, eliminando uma das principais barreiras à sua adoção.

A corrida global pela bateria do futuro

A BYD não está sozinha nesta corrida. Vários fabricantes de renome mundial estão a investir fortemente no desenvolvimento de soluções semelhantes. A Nissan, por exemplo, através do seu diretor de planeamento de produtos para a Europa, Christop Ambland, anunciou recentemente a intenção de lançar o seu primeiro veículo com esta tecnologia em 2028. Outros gigantes como a CATL, Mercedes-Benz, Volkswagen e Stellantis também têm projetos em andamento.

Este avanço tecnológico surge num momento em que a BYD continua a expandir a sua presença global, desafiando a liderança da Tesla com modelos de baixo custo como o Seagull (vendido na Europa como Dolphin Surf) e chegando mesmo a ultrapassar a marca americana em matrículas mensais em vários mercados europeus, incluindo o Reino Unido.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech