1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Lyon diz 'au revoir' à Microsoft e abraça o Linux e software livre
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Lyon diz 'au revoir' à Microsoft e abraça o Linux e software livre em Sex 27 Jun 2025 - 14:10

DJPRMF

frança a apertar a mão ao Linux

Parece que a tendência europeia de abandonar o software da Microsoft está a ganhar novos contornos. Depois da Dinamarca ter anunciado a sua transição para Linux e LibreOffice, e de uma iniciativa semelhante na Alemanha que visa migrar 30.000 computadores governamentais até 2027, é agora a vez da cidade francesa de Lyon seguir o mesmo caminho.

Um novo golpe para a Microsoft na Europa

A notícia, avançada pelo The Register, confirma que a administração local de Lyon decidiu abandonar o Windows, a popular suite de aplicações Microsoft Office e o Microsoft SQL. Em substituição, a cidade irá adotar alternativas de código aberto como o sistema operativo Linux, a suite de produtividade OnlyOffice e o sistema de gestão de bases de dados PostgreSQL.

A escolha de OnlyOffice, um software distribuído sob a licença GNU Affero General Public License, é particularmente interessante, uma vez que muitas outras entidades que fazem esta transição optam pela alternativa mais conhecida, o LibreOffice.

Adicionalmente, a cidade irá recorrer a uma plataforma designada "Territoire Numerique Ouvert" (Território Digital Aberto) para comunicações online e outras tarefas de automação de escritório. Este projeto recebeu um financiamento de 2 milhões de euros de uma agência francesa para ser otimizado e implementado em centros de dados. Segundo as informações, esta plataforma já está a ser utilizada por milhares de pessoas.

Esta mudança representa um momento decisivo. Lyon é a terceira maior cidade de França, servindo mais de um milhão de cidadãos através de 10.000 funcionários públicos. A migração de milhares de clientes empresariais para Linux e outras soluções de software livre e de código aberto (FOSS) é, certamente, mais uma má notícia para a Microsoft, que ainda estará a ressentir-se do recente anúncio da Dinamarca.

As razões por trás da mudança radical

Tal como no caso dinamarquês, a principal motivação de Lyon para esta transição é a redução da dependência de software proveniente dos Estados Unidos, numa clara aposta pela soberania digital.

Outro fator importante é o desejo de prolongar o ciclo de vida do seu hardware. Ao utilizar sistemas operativos e software menos exigentes, a cidade espera poder usar os seus computadores por mais tempo, reduzindo assim o impacto ambiental causado pelo lixo eletrónico.

Um caminho com desafios à vista

Resta agora saber se Lyon conseguirá manter-se fiel aos seus planos a longo prazo. É importante recordar o caso da cidade alemã de Munique, que em 2017 decidiu regressar ao Windows após ter passado uma década a utilizar Linux. Este precedente histórico serve como um lembrete de que estas migrações tecnológicas, embora ambiciosas, podem enfrentar desafios significativos na sua implementação e manutenção.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech