1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Google Messages: editar textos para iPhone já é possível, mas o resultado é estranho
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Google Messages: editar textos para iPhone já é possível, mas o resultado é estranho em Qua 2 Jul 2025 - 13:14

DJPRMF

Mensagens da Google com lápis a simbolizar o editar de mensagem

Poderá recordar-se da campanha #GetTheMessage, que a Google lançou há alguns anos para pressionar a Apple a adotar standards de mensagens modernos. Com o iOS 18, a fabricante do iPhone finalmente "recebeu a mensagem" e integrou os Rich Communication Services, ou RCS. Esta mudança trouxe funcionalidades como indicadores de escrita, envio de fotos em alta resolução e recibos de leitura para as conversas com as famosas "bolhas verdes".

Desde maio deste ano, a Google afirma que mais de mil milhões de mensagens RCS são enviadas todos os dias. Agora, parece que outra funcionalidade há muito aguardada está a chegar à plataforma: a capacidade de editar uma mensagem já enviada.

Os primeiros sinais desta alteração surgiram recentemente, quando utilizadores atentos, como Mishaal Rahman do Android Authority, começaram a reportar um novo ícone de um lápis junto às suas mensagens enviadas.

A edição funciona, mas com um "asterisco" nos iPhones

A funcionalidade oferece uma janela de apenas 15 minutos para editar uma mensagem. O processo num telemóvel Android é extremamente simples: basta pressionar longamente a "bolha" da mensagem que se pretende corrigir, tocar no ícone de edição (o lápis), escrever a correção e reenviar.

opção para editar mensagens depois de enviadas no google messages

É aqui que surge o problema. No iPhone que recebe a mensagem, em vez de o texto original ser atualizado com a correção, o utilizador recebe simplesmente uma mensagem de texto completamente nova.

A nova mensagem contém o texto editado, mas é precedida por um asterisco para indicar que foi feita uma alteração. Isto contrasta com a experiência entre equipamentos Android, onde a mensagem original é simplesmente atualizada com a etiqueta "Editada".

Uma questão de standards técnicos

A razão para esta experiência inconsistente resume-se a diferenças nos standards técnicos. A implementação inicial de RCS da Apple no iOS 18 baseou-se numa especificação mais antiga que não possuía um protocolo definido para a edição de mensagens. Esta nova capacidade faz parte do Perfil Universal RCS 3.0, um standard atualizado que a Google está agora a implementar.

Atualmente, a Google parece estar a testar a funcionalidade com um pequeno número de utilizadores, pelo que poderá não ver a opção no seu telemóvel durante algum tempo. Para que isto funcione corretamente para todos, a Apple terá de atualizar o seu próprio software para suportar totalmente o novo standard.

Não existe um prazo para que isso aconteça, mas como nota o Android Authority, é provável que a solução chegue juntamente com a implementação da encriptação ponto-a-ponto entre plataformas, uma funcionalidade que ambas as empresas se comprometeram a suportar.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech