1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Xbox em crise: Despedimentos em massa, projetos cancelados e o drama na Halo Studios
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Xbox em crise: Despedimentos em massa, projetos cancelados e o drama na Halo Studios em Qui 3 Jul 2025 - 10:10

DJPRMF

Halo Studios

A Microsoft iniciou uma nova e massiva ronda de despedimentos que está a abalar toda a empresa, afetando cerca de 9.000 funcionários a nível global. A sua divisão de gaming, a Xbox, foi uma das mais duramente atingidas, com estúdios inteiros a serem fechados, jogos cancelados e um clima de enorme tensão a instalar-se entre as equipas que restam, nomeadamente na Halo Studios.

Tensão e frustração na casa de Halo

Pelo menos cinco funcionários da Halo Studios foram despedidos na passada quarta-feira, deixando o estúdio com uma equipa estimada entre 200 a 300 pessoas. Segundo um developer com conhecimento da situação, em declarações ao Engadget, o ambiente é de cortar à faca. A frustração é particularmente palpável em relação a um email enviado pelo CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, que justificou os cortes como necessários para "aumentar a agilidade e eficácia".

"Estou pessoalmente furioso que o email do Phil se tenha gabado de como este foi o ano mais lucrativo de sempre para a Xbox, no mesmo fôlego em que aciona a alavanca dos despedimentos", confessou o developer. "Não percebi de que parte dessa mensagem deveria sentir-me orgulhoso."

A Halo Studios, responsável pela manutenção de Halo: Infinite — que tem vindo a abrandar discretamente o seu ritmo de novos conteúdos — e pelo desenvolvimento do próximo capítulo principal da saga, vive dias de grande apreensão. A fonte revela que existe uma enorme tensão em torno de um projeto recente que esteve em crise. "Não creio que alguém esteja realmente feliz com a qualidade do produto neste momento", afirmou.

Uma onda de choque por toda a divisão Xbox

O impacto destes despedimentos vai muito para além do estúdio de Halo. A onda de choque varreu toda a divisão Xbox, resultando num cenário desolador:

  • The Initiative, o estúdio que trabalhava no reboot de Perfect Dark, foi encerrado por completo.

  • Os projetos Everwild, da Rare, e o já mencionado Perfect Dark foram oficialmente cancelados.

  • A Turn 10 Studios, casa da aclamada série Forza Motorsport, terá perdido a "grande maioria" dos seus funcionários.

  • Estúdios como a Rare, ZeniMax Online Studios, King, Raven e Sledgehammer Games foram todos afetados com perdas significativas nas suas equipas.

  • Matt Firor, presidente da ZeniMax há 18 anos, e Gregg Mayles, um designer veterano da Rare, estão de saída.

  • Para culminar, a Blizzard anunciou o fim de Warcraft Rumble.

A sombra da IA e uma mudança de estratégia

Esta reestruturação agressiva surge num momento em que a Microsoft aposta cada vez mais em Inteligência Artificial. O CEO, Satya Nadella, chegou a afirmar que até 30% do código da empresa já é escrito por IA, e o uso da ferramenta Copilot "deixou de ser opcional" internamente. O developer que falou ao Engadget não tem dúvidas: "Eles estão a fazer os possíveis e impossíveis para substituir o máximo de empregos que conseguirem por agentes de IA."

Esta não é a primeira vez que a casa de Halo sofre cortes. Em 2023, quando ainda se chamava 343 Industries, o estúdio foi abalado por despedimentos que afetaram maioritariamente as equipas de campanha e narrativa. Desde então, tem havido uma mudança estratégica, passando da contratação de freelancers individuais para a colaboração com estúdios externos contratados, numa tentativa de acelerar a produção, um modelo semelhante ao de outras grandes franquias como Call of Duty.

Apesar do caos, vários membros que saíram da equipa falaram calorosamente do seu tempo na Halo Studios e das pessoas com quem trabalharam. No entanto, fica a sensação de que há problemas estruturais profundos, como resume o developer: "A Xbox, em geral, parece estar anos atrasada na curva do desenvolvimento de jogos, e isso leva a muito tempo e esforço desperdiçados."

Um porta-voz da Microsoft afirmou que os despedimentos afetam menos de 4% da força de trabalho global da empresa, acrescentando: "Continuamos a implementar as mudanças organizacionais e de força de trabalho que são necessárias para posicionar a empresa e as equipas para o sucesso num mercado dinâmico."



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech