1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » Fairphone 6 alcança a pontuação perfeita em reparabilidade e desafia a indústria
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Fairphone 6 alcança a pontuação perfeita em reparabilidade e desafia a indústria em Sex 4 Jul 2025 - 13:51

DJPRMF

Fairphone 6

O novo Fairphone 6 chegou ao mercado e estabeleceu um novo padrão no que toca à sustentabilidade e facilidade de reparação. O smartphone, que se destaca por ser mais pequeno e modular que os seus antecessores, conquistou a pontuação máxima de 10/10 na rigorosa análise de desmontagem da iFixit, um feito que nenhum outro telemóvel conseguiu igualar de forma consistente.

Esta nota perfeita é um testemunho do design focado no utilizador e na longevidade, mesmo com algumas alterações em relação aos modelos anteriores.

Uma modularidade (quase) perfeita

Apesar de já não permitir a troca da bateria sem ferramentas, o processo continua a ser excecionalmente simples. A única ferramenta necessária para aceder à maioria dos componentes internos é uma chave de fendas T5 Torx. A própria Fairphone demonstra que a substituição da bateria pode ser feita em apenas dois minutos, desde o desligar ao reiniciar do equipamento. A empresa justifica a necessidade de sete parafusos com a utilização de uma bateria "soft-pouch" mais fina, que contribui para o design geral mais compacto do telemóvel.

A filosofia modular estende-se a quase todos os elementos do dispositivo. Com exceção da placa principal, cuja substituição não é recomendada ao utilizador comum, praticamente tudo pode ser trocado com um esforço mínimo. Desde a porta USB-C aos sensores individuais da câmara, as peças de substituição estarão disponíveis diretamente na Fairphone e na iFixit. Adicionalmente, a tampa traseira amovível abre a porta a uma linha de acessórios intermutáveis.

Nem tudo são especificações de topo

A iFixit reconhece que optar pelo Fairphone 6 implica alguns compromissos ao nível das especificações. O processador é um Qualcomm Snapdragon 7S Gen 3, uma solução de gama média que não compete com os processadores de topo. A câmara traseira dupla é considerada básica e a porta USB-C está limitada à velocidade mais lenta do USB 2.0.

No entanto, nem tudo são sacrifícios. O telemóvel está equipado com um impressionante ecrã LTPO OLED de 6,3 polegadas, com uma taxa de atualização variável entre 10 e 120 Hz, oferecendo uma experiência visual fluida e de alta qualidade.

Suporte a longo prazo e um preço para a Europa

O Fairphone 6 não se destaca apenas pela reparabilidade. A empresa garante um suporte de software líder na indústria, com sete anos de atualizações do sistema operativo Android e oito anos de atualizações de segurança. A isto junta-se uma garantia de cinco anos e um programa de lealdade que recompensa os utilizadores por manterem e repararem os seus telemóveis. O aparelho possui ainda uma classificação de resistência IP55, um feito notável para um dispositivo selado com parafusos em vez de cola.

O Fairphone 6 já se encontra disponível na Europa com um preço de 599 €. Nos Estados Unidos, o valor é consideravelmente mais elevado, custando 899 dólares, onde é vendido exclusivamente pela Murena e vem com o /e/OS, uma versão do Android focada na privacidade e sem os serviços da Google. As pré-reservas já estão abertas, com o envio previsto para agosto.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech