1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Starlink: Tecnologia de Elon Musk apanhada a guiar narcossubmarino na Colômbia
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Starlink: Tecnologia de Elon Musk apanhada a guiar narcossubmarino na Colômbia em Sex 4 Jul 2025 - 15:00

DJPRMF

Antena da Starlink

A Starlink é sobejamente conhecida por levar a Internet a locais remotos, garantindo mobilidade e conectividade onde antes era impossível. No entanto, uma utilização recente e inédita da tecnologia da empresa de Elon Musk está a gerar ondas de choque: o controlo do primeiro submarino não tripulado pertencente a cartéis de droga na Colômbia.

Uma interceção inédita no Mar das Caraíbas

A revelação foi feita pela Marinha colombiana através de um comunicado. A interceção do submarino não tripulado ocorreu no Mar das Caraíbas e só foi possível porque a embarcação navegava muito junto à superfície, o que deixou à vista a antena da Starlink instalada na sua proa.

Esta ligação via satélite permitia que os operadores controlassem o submersível em tempo real. A embarcação, com capacidade para transportar até 1,5 toneladas de cocaína, foi encontrada vazia, levando as autoridades a acreditar que se tratava de uma viagem de teste para validar a nova tecnologia.

A modernização tecnológica dos cartéis

Durante uma conferência de imprensa, as autoridades colombianas sublinharam o caráter pioneiro desta apreensão, tratando-se do primeiro submarino teledirigido alguma vez intercetado. Embora o uso de submersíveis pelos cartéis para transportar droga para os Estados Unidos e Europa seja comum, estes são tradicionalmente embarcações rústicas e tripuladas por uma pessoa.

O governo da Colômbia encara este desenvolvimento como um sinal claro de que o narcotráfico se está a "modernizar". A utilização de Internet via satélite pode não só dificultar o rastreio por radar, mas também ampliar drasticamente a autonomia e o alcance destas embarcações.

"Este modelo reflete a migração para sistemas não tripulados mais avançados, que aumentam a capacidade de evasão, dificultam o rastreamento e permitem um certo grau de autonomia para redes criminosas", afirmou o almirante Juan Ricardo Rozo.

E agora, Starlink?

Este incidente coloca a Starlink numa posição delicada. Uma das hipóteses em cima da mesa é que a empresa de Elon Musk estabeleça um acordo com as autoridades colombianas, semelhante ao que já firmou com o Ministério Público Federal (MPF) do Brasil. Esse tipo de colaboração poderia ajudar a localizar e desativar as antenas utilizadas para fins criminosos, mas dependerá de uma negociação direta entre o governo colombiano e a empresa.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech