
Parece que o muito aguardado SUV elétrico de grandes dimensões da Honda pode, afinal, não passar de uma miragem. A gigante japonesa junta-se à Ford, Toyota e outros fabricantes de automóveis que estão a reajustar drasticamente os seus planos para veículos elétricos (VE) nos Estados Unidos, o seu maior mercado.
Numa mudança de estratégia significativa, a Honda decidiu cancelar o desenvolvimento do seu próximo grande SUV elétrico, optando por redirecionar os seus esforços para a tecnologia híbrida, que tem vindo a ganhar novamente a preferência de vários construtores e consumidores.
O fim do sonho elétrico e a aposta nos híbridos
Apesar do sucesso inicial do seu primeiro SUV totalmente elétrico, o Honda Prologue, que se posicionou como um dos VEs mais vendidos nos EUA no ano passado, a marca nipónica prepara-se agora para um abrandamento na procura. O principal catalisador para esta decisão é a recente aprovação da lei "Big, Beautiful Bill" pela Administração Trump, que irá eliminar o crédito fiscal federal de 7.500 dólares (cerca de 7.000 euros) no final de setembro.
De acordo com uma nova reportagem do jornal Nikkei, a expectativa de uma menor procura por veículos elétricos sem este incentivo levou a Honda a abandonar os planos para o SUV, que tinha lançamento previsto para por volta de 2027. Esta decisão espelha movimentos semelhantes da Ford e da Toyota, que também adiaram ou cancelaram os seus SUVs elétricos de três filas de assentos para se concentrarem em modelos híbridos a curto e médio prazo.
O que ainda está nos planos da Honda?
No entanto, nem tudo está perdido para os entusiastas da eletrificação da marca. A Honda confirmou que os planos para a sua nova e arrojada "Série 0" se mantêm intactos. Tanto o SUV como o sedan elétricos desta nova família, que prometem uma nova filosofia de design e tecnologia, continuam previstos para chegar ao mercado já a partir do próximo ano.
Ainda em abril, foi possível ter um vislumbre do futuro SUV elétrico de tamanho médio da marca, quando um protótipo camuflado foi avistado pela primeira vez nas ruas de Tóquio, sugerindo que o desenvolvimento de outros modelos elétricos continua ativo.
Redução de investimento e novos rumores
Esta decisão de cancelamento não surge isolada. A Honda já tinha anunciado no início deste ano uma redução de 21 mil milhões de dólares (aproximadamente 19,5 mil milhões de euros) nos seus investimentos planeados para veículos elétricos até 2030, antecipando uma desaceleração do mercado.
Para adensar o cenário de mudança, um outro artigo da Nikkei, publicado a 20 de junho, avançou que a Honda e a Nissan estariam a considerar uma nova parceria estratégica nos EUA, poucos meses após as negociações para uma aliança global terem fracassado. Ao que tudo indica, o futuro da mobilidade na Honda passará por uma forte aposta nos híbridos, enquanto os seus planos 100% elétricos se tornam mais focados e seletivos.