1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Hacker chinês ligado a ataques nos EUA detido no aeroporto de Milão
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Hacker chinês ligado a ataques nos EUA detido no aeroporto de Milão em Ter 8 Jul 2025 - 9:33

DJPRMF

hacker sem face

Um cidadão chinês de 33 anos foi detido na semana passada em Itália, por alegadas ligações ao grupo de hacking Silk Typhoon, patrocinado pelo estado chinês e responsável por múltiplos ciberataques contra agências governamentais e organizações norte-americanas.

O indivíduo, identificado como Xu Zewei, foi detido no aeroporto de Malpensa, em Milão, no dia 3 de julho, após aterrar de um voo proveniente da China. A detenção foi efetuada pela polícia italiana com base num mandado de captura internacional emitido pelo governo dos Estados Unidos.

As acusações e a ligação ao grupo Silk Typhoon

Segundo a agência de notícias italiana ANSA, Xu é acusado de pertencer ao grupo de ciberespionagem Silk Typhoon, também conhecido como Hafnium. Este grupo tem estado por trás de uma vasta gama de ataques que visam não só os EUA, mas também outros países.

De acordo com a imprensa italiana, uma das acusações mais graves contra Xu Zewei está relacionada com os ciberataques de 2020. Nessa altura, o grupo teve como alvo investigadores de doenças infeciosas e organizações de saúde, com o objetivo de roubar dados sobre as vacinas contra a COVID-19.

"Estes agentes foram observados a tentar identificar e obter ilicitamente propriedade intelectual valiosa e dados de saúde pública relacionados com vacinas, tratamentos e testes a partir das redes e do pessoal afiliado à investigação sobre a COVID-19", lia-se num comunicado conjunto emitido na altura.

Outras campanhas de ciberespionagem

O grupo Silk Typhoon não se limitou à área da saúde. As suas atividades de ciberespionagem estenderam-se a alvos governamentais sensíveis, incluindo campanhas recentes contra o Gabinete de Controlo de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro dos EUA e o Comité de Investimento Estrangeiro.

Em março, a Microsoft reportou que o grupo tinha começado a visar ferramentas de gestão remota e serviços na nuvem em ataques à cadeia de abastecimento. O objetivo era comprometer estes serviços para obter acesso às redes dos clientes a jusante.

Atualmente, Xu Zewei encontra-se detido na prisão de Busto Arsizio, enquanto os Estados Unidos procuram a sua extradição para que possa ser julgado em território americano.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech