1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Intel Arrow Lake Refresh: o Copilot+ está finalmente a chegar aos desktops
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Intel Arrow Lake Refresh: o Copilot+ está finalmente a chegar aos desktops em Ter 8 Jul 2025 - 13:37

DJPRMF

Copilot PC da Microsoft

A iniciativa Copilot+ PC da Microsoft já conta com mais de um ano de existência, mas até agora, as suas funcionalidades de inteligência artificial têm sido um exclusivo de portáteis, tablets e alguns mini-PCs. No entanto, tudo indica que a próxima geração de processadores da Intel para computadores de secretária, com o nome de código Arrow Lake Refresh, irá finalmente democratizar o acesso ao Copilot+ nos desktops.

O ingrediente secreto: a NPU de 40 TOPS

Para um computador ser totalmente compatível com as funcionalidades do Copilot+ PC, como o Recall, o Click to Do ou os Windows Studio Effects, existe um requisito fundamental: possuir uma unidade de processamento neural (NPU) capaz de fornecer, no mínimo, 40 TOPS (Triliões de Operações por Segundo). Embora a Intel já tenha chips para desktop com NPUs, a sua potência é insuficiente, o que os torna inelegíveis para o programa Copilot+ PC.

A grande mudança chegará com a geração Arrow Lake Refresh. De acordo com uma notícia recente do site ZDNet Korea, a próxima série Core Ultra irá incorporar o design "NPU 4", o mesmo que equipa os processadores móveis Lunar Lake da Intel que já suportam o Copilot+. Isto tornará esta nova linha na primeira gama de processadores de desktop a integrar oficialmente o ecossistema Copilot+. Vale a pena notar que, do lado da AMD, embora os seus chips móveis mais recentes já possuam NPUs com a capacidade necessária, os seus processadores para desktop ainda são considerados "normais" no que toca às capacidades de IA do Windows 11.

Mais do que apenas IA: um olho no gaming

Além de uma NPU mais nova e potente, espera-se que a série Arrow Lake Refresh traga velocidades de relógio mais elevadas para tornar os chips Core Ultra de desktop mais competitivos no gaming. A atual série Core Ultra 200 desapontou neste aspeto, com os processadores X3D da AMD a superarem a mais recente oferta da Intel no campo dos videojogos.

Contudo, não se espera que a geração Arrow Lake Refresh aumente o número de núcleos de processamento ou gráficos. Em vez disso, o foco estará na melhoria do desempenho em tarefas de inteligência artificial e num ligeiro aumento da performance geral, graças a essas velocidades de relógio otimizadas.

O futuro do socket e o que vem a seguir

O lançamento dos processadores Intel Arrow Lake Refresh está previsto para o final deste ano, utilizando o mesmo socket LGA-1851 da geração atual. Este será posteriormente substituído pela futura arquitetura Nova Lake, que irá introduzir o novo socket LGA-1954.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech