
Quando o Apple Vision Pro foi lançado, uma das principais queixas, para além do seu preço exorbitante, era o quão desconfortável era de utilizar. Com um peso entre 600 e 650 gramas e concentrado na parte frontal, muitos utilizadores queixavam-se de dores no pescoço após apenas 20 minutos de utilização. A Apple tinha apresentado o produto como uma nova era da "computação espacial" durante a WWDC 2023, com Tim Cook a afirmar que, "tal como o Mac introduziu a computação pessoal e o iPhone a computação móvel, o Vision Pro introduz a computação espacial".
Agora, novas informações avançadas pela Bloomberg indicam que uma versão atualizada está a ser preparada, com um processador M4, um salto considerável face ao chip M2 do modelo original, e uma nova fita de suporte para a cabeça. Há rumores de que este novo modelo será lançado ainda este ano, embora o calendário possa sofrer alterações.
O problema do peso fica para mais tarde
No que toca à questão do peso, não há qualquer indicação de que a próxima versão venha a solucionar o problema. Essa melhoria parece estar reservada para uma versão provisória planeada para 2027, que irá "reduzir significativamente" o peso do headset e, possivelmente, oferecer um melhor desempenho com mais núcleos no Neural Engine, superando os 16 que equipam o atual Vision Pro.
Segundo Mark Gurman, da Bloomberg, é improvável que o novo headset de realidade mista se torne popular entre os consumidores em geral. No entanto, a Apple espera, pelo menos, que este apelo aos developers, para que estes, por sua vez, desenvolvam mais aplicações para a plataforma.
Um modelo mais barato e leve no horizonte de 2027
Gurman acredita também que a gigante de Cupertino está a usar esta atualização do Vision Pro como uma forma de ganhar tempo até que um modelo mais barato, com o nome de código N100, fique disponível por volta de 2027. Este modelo N100 será, alegadamente, 40% mais leve, graças a uma estrutura de plástico. Espera-se também que funcionalidades do Vision Pro principal, como o EyeSight, sejam removidas, e poderemos ter também ecrãs de resolução inferior.
Não se sabe como a Apple lhe irá chamar, talvez algo como "Vision Air". Contudo, não se deve esperar o mesmo nível de desempenho dos modelos Vision Pro com chips da série M, pois este "Vision Air" virá provavelmente equipado com um chip da série A, da mesma classe dos encontrados no iPhone.
E um MacBook mais acessível a caminho?
Numa nota relacionada, a Apple estará também a trabalhar num MacBook muito mais acessível, equipado com o chip A18 Pro, o mesmo que se espera ver no iPhone 16 Pro. Este Mac mais barato terá provavelmente um preço inicial entre os 699 e os 899 dólares, o que em Portugal, após impostos, poderá traduzir-se num valor consideravelmente mais elevado.