1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Google anuncia o Sol, o novo cabo submarino que vai ligar os EUA à Europa e passa pelos Açores
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Google anuncia o Sol, o novo cabo submarino que vai ligar os EUA à Europa e passa pelos Açores em Qua 9 Jul 2025 - 22:09

DJPRMF

Interior de um cabo de fibra ótica

A Google anunciou a instalação de um novo cabo submarino transatlântico de fibra ótica para ligar os Estados Unidos à Europa, batizado de "Sol". O nome, que significa o mesmo em português e espanhol, é uma referência aos pontos de aterragem do cabo em climas mais quentes e reflete a sua rota estratégica.

Num anúncio no seu blog oficial, a gigante tecnológica detalhou que este novo cabo irá reforçar a capacidade da sua vasta rede, que já conta com 42 regiões da Google Cloud.

Uma rota solar a ligar continentes

O trajeto do cabo Sol terá início em Palm Coast, na Flórida (EUA), e atravessará o Atlântico com paragens nas Bermudas e no arquipélago dos Açores, terminando a sua ligação em Santander, no norte de Espanha.

Nos Estados Unidos, a Google irá estabelecer uma parceria com a DC BLOX para a construção da estação de aterragem do cabo, criando um novo e importante centro de conectividade na Flórida. A partir daí, será criada uma rota terrestre para ligar a costa da Flórida à região de cloud da empresa na Carolina do Sul. Do lado europeu, a ligação de Santander será estendida até aos centros de dados da Google em Madrid.

A infraestrutura em terra e o paralelo com Portugal

Este projeto correrá em paralelo com outro cabo submarino já anunciado, o Nuvem, que ligará a Carolina do Sul, as Bermudas, os Açores e Portugal. A entrada em funcionamento do Nuvem está prevista para 2026, reforçando a conectividade direta com o nosso país.

imagem representativa do novo cabo da Google entre EUA e UE

O cabo Sol, que será fabricado nos EUA, torna-se assim uma peça complementar na malha de infraestruturas da Google, que visa aumentar a resiliência e a capacidade da sua rede.

Capacidade, fiabilidade e um olho no futuro

Segundo a Google, o Sol irá "aumentar a capacidade, melhorar a fiabilidade e diminuir a latência para os utilizadores da Google" em todo o mundo. Quando for lançado, será o único cabo de fibra ótica em serviço a ligar diretamente a Flórida à Europa. A estação de aterragem em Palm Coast, a ser construída num terreno de 20 acres, tem a sua operacionalidade prevista para o primeiro trimestre de 2027.

Apesar do anúncio, a empresa ainda não divulgou detalhes oficiais sobre a largura de banda ou a capacidade total do novo cabo.

O oceano como autoestrada da informação

O Sol junta-se a outros sistemas de cabos da Google, como o Equiano (que liga a Europa a África), o Firmina (dos EUA à América do Sul) e o Grace Hopper (dos EUA ao Reino Unido e Espanha). A empresa está associada a mais de 30 projetos de cabos submarinos a nível global, sendo proprietária de vários deles.

A instalação de cabos submarinos é uma tendência crescente entre as grandes empresas de tecnologia. Companhias como a Microsoft e a Meta também têm investido fortemente nesta área há vários anos, procurando garantir mais largura de banda para suportar as novas funcionalidades alimentadas por inteligência artificial e o crescente volume de dados. A Meta, por exemplo, está a investir milhares de milhões de dólares num novo cabo de 50.000 km que irá circundar o globo.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech