
O WhatsApp está a preparar uma nova funcionalidade que promete aumentar a interação dentro dos Canais: a capacidade de os administradores colocarem perguntas de resposta aberta à sua comunidade. A novidade foi descoberta pelo WABetaInfo, na mais recente versão de desenvolvimento para iOS (Beta 25.20.10.73).
Embora a funcionalidade ainda não esteja disponível para a maioria dos utilizadores da versão beta, o seu código já se encontra na aplicação, indicando que a Meta está a trabalhar ativamente no seu desenvolvimento.
Como vai funcionar esta novidade?
A nova opção de "Perguntas" será acessível através do menu de anexos da conversa, de forma semelhante à criação de sondagens de escolha múltipla já existentes. No entanto, esta nova ferramenta vai mais além, permitindo que os criadores de conteúdo e as marcas recebam respostas detalhadas e abertas das suas comunidades, em vez de se limitarem a opções pré-definidas.
Os administradores poderão escrever e partilhar uma pergunta, e os seguidores poderão responder diretamente. Todas as respostas ficarão visíveis para o administrador do canal, centralizando o feedback num único local.

Mais interação, com a privacidade em primeiro lugar
Nos últimos anos, a Meta tem reforçado o seu compromisso com a privacidade no WhatsApp. Em linha com essa estratégia, a nova funcionalidade de perguntas foi desenhada para proteger os seguidores.
Quando um seguidor responde a uma pergunta, a sua resposta será privada e visível apenas para o administrador do canal. Os outros membros da comunidade não conseguirão ver as respostas uns dos outros, o que permite que os utilizadores partilhem a sua opinião honesta sem filtros e elimina a possibilidade de discussões públicas. Esta abordagem transforma os canais, que são tipicamente uma forma de comunicação unilateral, numa ferramenta de diálogo mais direta e controlada.
Um aviso importante para os administradores
Existe um pormenor crucial a ter em conta: se um administrador apagar a pergunta, todas as respostas associadas serão permanentemente eliminadas. Por isso, mesmo que uma pergunta tenha "expirado" ou já não seja relevante, é aconselhável não a apagar para não perder todo o valioso feedback recolhido.