
Se ainda utiliza o macOS Big Sur no seu Mac, prepare-se para tomar uma decisão importante sobre o seu navegador de internet. A segurança e a privacidade online dependem da utilização de um browser que recebe atualizações constantes, e uma das opções mais populares está prestes a abandonar o suporte para o seu sistema operativo.
O fim de uma era: a versão 138 será a última
A Google anunciou que a versão 138 do Chrome será a última a suportar o macOS 11, também conhecido como Big Sur. A empresa sublinha que, embora o navegador continue a funcionar nos Macs com este sistema, deixará de receber quaisquer atualizações futuras, exibindo uma barra de aviso a alertar os utilizadores para a situação.
A próxima versão, Chrome 139, tem um lançamento provisório agendado para 5 de agosto de 2025, marcando o ponto final do suporte oficial.
Porque é que as atualizações de segurança são cruciais?
Manter um navegador atualizado é fundamental. A própria Apple defendeu recentemente a sua política de exigir o uso do motor WebKit no iOS, precisamente porque os navegadores são um dos principais alvos de ataques e falhas de segurança. Por essa razão, tanto para a segurança e privacidade como para aceder a novas funcionalidades, todos os utilizadores devem usar sempre a versão mais recente do seu browser de eleição.
Safari e Chrome de fora, o que resta?
Os utilizadores do Big Sur já perderam o acesso às versões mais recentes do Safari há algum tempo. A Apple deixou de suportar o macOS Big Sur com o lançamento do Safari 16.6 em julho de 2023. Atualmente, o Safari 18.5 exige, no mínimo, o macOS Ventura (de 2022), e as versões beta do futuro Safari 26.0 para o macOS Tahoe requerem o macOS Sonoma (de 2023).
Com o Chrome a seguir o mesmo caminho do Safari, as opções para os utilizadores do macOS Big Sur ficam reduzidas a dois nomes principais: Firefox e Microsoft Edge.
Firefox e Edge: os últimos resistentes no Big Sur
Felizmente, ainda existem alternativas viáveis. Na sua versão atual (140.0.4 de 16 de julho de 2025), o Firefox continua a oferecer suporte para sistemas mais antigos, incluindo o macOS 10.15 Catalina, lançado em 2019.
O Microsoft Edge, na sua versão 128, também suporta o macOS Catalina. No entanto, é esperado que a versão 129, a ser lançada em setembro, passe a exigir o macOS Big Sur como requisito mínimo. Isto significa que, por enquanto, tanto o Firefox como o Edge permanecem como escolhas seguras e atualizadas para quem continua a usar o macOS 11.