1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » França investiga X por manipulação e rede social recusa colaborar
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

França investiga X por manipulação e rede social recusa colaborar em Seg 21 Jul 2025 - 14:20

DJPRMF

França com logo da X e justiça

A França iniciou uma investigação para determinar se o X (anteriormente conhecido como Twitter) manipulou o seu algoritmo e esteve envolvido em "extração fraudulenta de dados". A investigação, que teve início a 11 de julho na sequência de denúncias feitas em janeiro, apura também uma possível interferência da plataforma em processos eleitorais. As autoridades francesas chegaram mesmo a classificar o X como um "gang organizado".

Numa resposta contundente, a conta de Assuntos Governamentais Globais do X descreveu a ação como uma "investigação criminal com motivações políticas" e confirmou a sua recusa em cooperar com as autoridades.

As exigências francesas e os peritos envolvidos

O governo francês solicitou ao X o acesso ao seu "algoritmo de recomendação e dados em tempo real sobre todas as publicações dos utilizadores na plataforma". Para analisar esta informação, a França conta com vários especialistas. Entre eles estão David Chavalarias, diretor do Instituto de Sistemas Complexos de Paris (ISC-PIF), que lidera a campanha "Escape X", e Maziyar Panahi, um engenheiro de IA no mesmo instituto. O X alega que ambos os especialistas trabalharam em projetos de investigação que "demonstram uma hostilidade aberta em relação ao X".

A participação de Chavalarias e Panahi é um dos pontos centrais da discórdia, com o X a afirmar que a sua presença pode indiciar um resultado predeterminado para a investigação. Consequentemente, a empresa recusa-se a fornecer o acesso solicitado pelas autoridades francesas, uma posição detalhada num comunicado oficial divulgado pelo Tribunal de Paris.

X acusa França de minar direitos fundamentais

Na sua declaração, o X argumenta que a investigação, liderada pelo parlamentar Éric Bothorel, "mina de forma flagrante o direito fundamental do X a um processo devido e ameaça os direitos dos nossos utilizadores à privacidade e à liberdade de expressão". A empresa nega veementemente as acusações de manipulação do algoritmo para fins de "interferência estrangeira", classificando a alegação como "completamente falsa". O confronto entre a plataforma e as autoridades francesas parece estar, assim, longe de uma resolução.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech