1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Privacidade vence? Reino Unido perto de ceder na batalha do iCloud com a Apple
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Privacidade vence? Reino Unido perto de ceder na batalha do iCloud com a Apple em Seg 21 Jul 2025 - 15:53

DJPRMF

Apple com espião

O governo do Reino Unido estará a ponderar recuar num controverso pedido para obter uma "backdoor" de acesso aos serviços da Apple, após uma pressão crescente por parte dos Estados Unidos e da frente unida das gigantes tecnológicas de Silicon Valley.

A polémica exigência de acesso à iCloud

Tudo começou em janeiro deste ano, quando o Home Office, o ministério do interior britânico, emitiu uma exigência secreta à Apple para que esta fornecesse acesso aos dados encriptados do iCloud, uma medida que minaria a privacidade de todos os clientes da empresa a nível global. O pedido era particularmente audacioso por não se limitar a contas do Reino Unido, mas sim a todas as contas iCloud do mundo.

A resposta firme da Apple e o impacto nos utilizadores

A Apple não cedeu à pressão. A empresa reiterou a sua posição de longa data, afirmando que "nunca construiu uma backdoor ou uma chave mestra" para qualquer um dos seus "produtos ou serviços". Como consequência direta, a Apple retirou os seus serviços de Proteção Avançada de Dados (Advanced Data Protection) do Reino Unido.

Esta medida significou que os utilizadores britânicos perderam a proteção de encriptação ponto-a-ponto para cópias de segurança do iCloud, iCloud Drive, Fotografias, passes na aplicação Carteira (Wallet) e outros serviços, um revés significativo para a sua segurança e privacidade digital.

Silicon Valley e os EUA unidos contra o Reino Unido

Enquanto a Apple contestava a ordem em audições secretas nos tribunais, a indústria tecnológica manifestou o seu apoio. Will Cathcart, o responsável máximo pelo WhatsApp, afirmou à BBC que a exigência "poderia criar um precedente perigoso" com o potencial de quebrar os serviços de encriptação em todo o mundo.

A pressão não veio apenas do setor privado. A exigência britânica enfrentou um escrutínio severo e críticas a nível mundial, nomeadamente por parte do governo norte-americano. O vice-presidente JD Vance manifestou-se em oposição total ao pedido do Reino Unido, que poderia também violar o tratado "Cloud Act" assinado entre os dois países.

O recuo que parece ser inevitável

Agora, uma reportagem do Financial Times indica que o Reino Unido está a considerar abandonar a sua exigência. Um oficial declarou à publicação que "O Home Office vai basicamente ter de recuar". Outra fonte reforçou esta ideia, afirmando que "eles estão agora a trabalhar numa forma de contornar a situação". Este desenvolvimento sinaliza uma potencial vitória para a privacidade e a segurança de dados à escala global.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech