
A Microsoft está a reforçar significativamente o seu sistema operativo com um conjunto de novas funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial. Os utilizadores com computadores compatíveis, na sua maioria os novos Copilot+ PCs, já podem descarregar uma nova atualização para o Windows 11 que introduz estas novas experiências inteligentes.
Definições inteligentes: o Windows agora ouve (e resolve) os seus problemas
Uma das maiores novidades chega à aplicação de Definições, que agora integra uma pesquisa "agente". Isto significa que o sistema é capaz de compreender queixas ou pedidos feitos em linguagem natural. Pode simplesmente escrever o que se passa, como por exemplo, "o cursor do meu rato está muito pequeno", e o Windows irá processar o pedido e sugerir a ação correspondente para resolver o problema. Também é possível pedir alterações diretas, como "altera a minha resolução de ecrã para 1920x1080".
De momento, esta funcionalidade está disponível para os Copilot+ PCs equipados com processadores Snapdragon, chegando em breve aos modelos com processadores Intel e AMD.
Novas ações "Click to Do" e IA nas Fotografias para facilitar a vida
A produtividade e a criatividade recebem um impulso com várias novas ações "Click to Do":
Practice in Reading Coach: Ajuda a melhorar as capacidades de leitura, fornecendo feedback e sugestões.
Read with Immersive Reader: Apresenta o texto num ambiente livre de distrações, permitindo ajustar o tamanho, espaçamento, tipo de letra, e até mesmo ouvir o texto em voz alta ou separar palavras em sílabas.
Draft with Copilot in Word: Transforma uma pequena porção de texto num rascunho completo.
Actions in Microsoft Teams: Permite, a partir de um email, enviar uma mensagem ou agendar uma reunião no Microsoft Teams.
A aplicação Fotografias também foi melhorada. A funcionalidade Relight, que esteve em testes nos últimos meses, está finalmente a ser lançada, permitindo aos utilizadores ajustar a iluminação em fotos com recurso a IA. É possível posicionar três fontes de luz ou usar predefinições para editar as imagens. Tal como as Definições, esta novidade está, para já, limitada a equipamentos com processadores Snapdragon.
Paint e Ferramenta de Recorte recebem um toque de magia IA
As ferramentas clássicas também foram modernizadas. O Paint ganha um gerador de autocolantes e uma nova ferramenta de seleção de objetos que usa IA para isolar um elemento e editar partes individuais, mesmo que façam parte da mesma camada.
A Ferramenta de Recorte (Snipping Tool) recebe a funcionalidade "Perfect Screenshot", que ajuda a selecionar partes do ecrã para uma captura perfeitamente recortada, e um novo Seletor de Cores capaz de identificar cores no ecrã em diferentes formatos. Estas duas últimas estão disponíveis para todos os PCs, não apenas para os modelos Copilot+.
Copilot mais útil e melhorias de sistema
Finalmente, a aplicação Copilot passa a suportar "Highlights", uma nova capacidade que lhe permite mostrar visualmente como realizar tarefas específicas na aplicação que está a ser utilizada.
Mas as atualizações de hoje não se ficam pela IA. A Microsoft está também a melhorar o desempenho e a segurança do sistema com um ecrã azul da morte redesenhado e o novo sistema Quick Machine Recovery.
Para receber todas estas novidades, basta descarregar a mais recente atualização não relacionada com segurança para o Windows 11, versão 24H2, que já se encontra disponível.