1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Más notícias: os anúncios que não pode ignorar chegaram ao Instagram
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Más notícias: os anúncios que não pode ignorar chegaram ao Instagram em Qua 23 Jul 2025 - 9:35

DJPRMF

Instagram logo em fundo digital

Se tem notado que o Instagram o tem forçado a ver anúncios sem a opção de os ignorar, não está sozinho. A rede social da Meta está a intensificar os testes de um novo formato de publicidade que interrompe a experiência do utilizador, obrigando-o a visualizar o conteúdo comercial por completo.

As "pausas para anúncios" que ninguém pediu

Este novo formato, apelidado de "pausas para anúncios" (ou "ad breaks" em inglês), está a surgir com cada vez mais frequência para utilizadores nos Estados Unidos e na Europa. As interrupções aparecem tanto nas stories como no feed principal, por vezes logo após abrir a aplicação. Durante alguns segundos, o utilizador fica impedido de continuar a navegar, sendo forçado a assistir ao anúncio.

O jornalista Thomas Ricker, editor do The Verge, relatou ter encontrado estas "pausas para anúncios" três vezes em apenas dois dias. Nos comentários à sua publicação, vários outros utilizadores confirmaram ter tido a mesma experiência nos últimos meses.

Porque está a ver estes anúncios?

Ainda que a Meta não tenha confirmado oficialmente a razão, a comunidade de utilizadores já encontrou uma forte correlação: os anúncios que não se podem ignorar parecem estar a aparecer a quem desativou os anúncios direcionados nas definições de privacidade. O próprio Ricker confirmou ter alterado essa configuração, o que sugere que esta poderá ser uma forma de a plataforma garantir a visualização de publicidade.

Instagram com publicidade impossível de contornar

Para já, a única forma de contornar esta imposição nas stories é fechar e reabrir a sequência de publicações. No entanto, quando o anúncio surge no feed, não parece haver forma de o evitar.

Uma tendência que veio para ficar

Os testes com as "pausas para anúncios" começaram por volta de junho de 2024. Na altura, o Instagram afirmou estar "sempre a testar formatos que possam gerar valor para os anunciantes", prometendo novidades caso os testes levassem a mudanças permanentes.

A publicidade "obrigatória" não é uma novidade no mundo digital. O YouTube é talvez o exemplo mais conhecido, com anúncios que não podem ser ignorados e que, no formato televisivo, podem chegar aos 60 segundos. O TikTok e os Shorts do YouTube também integram publicidade, mas, para já, sem forçar o utilizador a visualizá-la até ao fim, embora usem outras estratégias para manter a atenção no conteúdo.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech