1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Ransomware Warlock explora falha crítica no SharePoint e ataca centenas de organizações
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Ransomware Warlock explora falha crítica no SharePoint e ataca centenas de organizações em Qui 24 Jul 2025 - 11:10

DJPRMF

Windows rodeado de correntes

Um grupo de hackers sediado na China está a explorar ativamente uma falha de segurança crítica, do tipo "zero-day", em servidores Microsoft SharePoint para distribuir um novo ransomware denominado Warlock. A ameaça, que explora a cadeia de vulnerabilidades conhecida como ToolShell, já comprometeu centenas de organizações a nível mundial, incluindo agências governamentais.

Um novo ataque em larga escala

Os investigadores da Microsoft, que monitorizam o grupo de hackers sob o nome Storm-2603, associam estes atores a anteriores ataques com o ransomware Lockbit. Num relatório publicado na quarta-feira, a gigante tecnológica confirmou a nova campanha. "A partir de 18 de julho de 2025, a Microsoft observou o grupo Storm-2603 a implementar ransomware usando estas vulnerabilidades", afirma o comunicado.

O grupo Storm-2603 é classificado com um nível de confiança moderado como sendo originário da China, embora a Microsoft ainda não tenha estabelecido ligações diretas a outros grupos de ameaças chineses conhecidos. Outros grupos apoiados pelo estado chinês, como o Linen Typhoon e o Violet Typhoon, também foram associados a estes ataques.

Como funciona o ataque

Após obterem o acesso inicial aos servidores SharePoint vulneráveis, os atacantes utilizam ferramentas de hacking conhecidas, como o Mimikatz, para extrair credenciais em texto simples da memória do sistema. Com estas credenciais, conseguem mover-se lateralmente dentro da rede da vítima.

Para se espalharem, utilizam ferramentas como o PsExec e o Impacket, executando comandos remotamente e modificando políticas de grupo (GPOs) para forçar a instalação do ransomware Warlock em todos os sistemas comprometidos da rede, maximizando o dano.

A dimensão do problema já é global

A primeira deteção dos ataques foi feita pela empresa de cibersegurança holandesa Eye Security, que identificou a exploração das vulnerabilidades CVE-2025-49706 e CVE-2025-49704. Desde então, o número de vítimas cresceu exponencialmente. Segundo a empresa, pelo menos 400 servidores já foram infetados e 148 organizações foram comprometidas em todo o mundo.

A gravidade da situação levou a CISA, a agência de cibersegurança dos EUA, a adicionar outra falha relacionada (CVE-2025-53770) ao seu catálogo de vulnerabilidades ativamente exploradas, ordenando às agências federais que protegessem os seus sistemas no prazo de um dia.

No entanto, o aviso chegou tarde para alguns. O Departamento de Energia dos EUA confirmou que as redes da sua Administração Nacional de Segurança Nuclear foram invadidas. Segundo um relatório da Bloomberg, a lista de vítimas inclui também o Departamento de Educação dos EUA, a Assembleia Geral de Rhode Island, o Departamento de Receitas da Flórida e redes governamentais em várias nações na Europa e no Médio Oriente.

Microsoft apela à atualização imediata

A Microsoft já lançou as atualizações de segurança necessárias para corrigir estas falhas nos servidores SharePoint on-premises. A recomendação da empresa é clara e urgente: "Os clientes devem aplicar imediatamente as atualizações de segurança do SharePoint Server e seguir as orientações detalhadas de mitigação no nosso blog", alertou a equipa de resposta de segurança da Microsoft.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech