
A X, plataforma de Elon Musk, vai começar a experimentar uma nova aplicação para o Community Notes, o seu sistema de verificação de factos baseado na colaboração dos utilizadores. O objetivo é usar a mesma tecnologia para destacar publicações populares que conseguem agradar a pessoas com diferentes perspetivas, numa tentativa de encontrar pontos de união na rede social.
O que muda com esta nova experiência?
Através de um novo teste piloto, um grupo selecionado de contribuidores do Community Notes poderá começar a avaliar publicações que estejam a ganhar tração em termos de "Gostos". Em vez de apenas verificarem a veracidade da informação, estes utilizadores vão poder classificar os posts e responder a perguntas sobre os motivos pelos quais gostam ou não de uma determinada publicação.
Esta funcionalidade foi anunciada na quinta-feira e pretende analisar se uma publicação está a ser bem recebida por pessoas de diferentes espectros de opinião, ajudando a plataforma a identificar conteúdos que ressoam de forma ampla.
O segredo está no "algoritmo de ponte"
O sistema é semelhante ao que já alimenta a verificação de factos do Community Notes. Em vez de um simples sistema de votos a favor ou contra – que poderia ser facilmente manipulado por grupos com a mesma opinião – a plataforma utiliza o que chama de "algoritmo de ponte" (bridging algorithm). Este algoritmo procura encontrar consensos entre pessoas que, habitualmente, não partilham das mesmas opiniões.
Se utilizadores que normalmente discordam entre si concordam que uma nota de verificação de factos é correta e útil, essa nota é publicada para todos. Embora o sistema da X já tenha sido criticado por ser demasiado lento a combater a desinformação, a ideia central foi recentemente adotada pela Meta como uma alternativa à verificação de factos tradicional. Agora, a X quer ver se o mesmo princípio pode ser usado para identificar os melhores conteúdos da plataforma.

Combater a polarização e encontrar consensos
Numa publicação na sua conta oficial no X, a equipa do Community Notes explicou que a experiência poderá aumentar a consciência sobre "o que ressoa de forma geral" entre os utilizadores.
"As pessoas sentem frequentemente que o mundo está dividido, mas o Community Notes mostra que as pessoas conseguem chegar a acordo, mesmo em tópicos controversos. Esta nova funcionalidade experimental procura descobrir ideias, perceções e opiniões que criam pontes entre perspetivas", afirma a publicação.
Seguindo a mesma abordagem de desenvolvimento público do Community Notes, a X está a iniciar este projeto com um piloto reduzido para que o conceito possa ser moldado pela própria comunidade. A empresa afirma estar ansiosa por aprender e iterar o sistema com a ajuda dos utilizadores.