1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Urano não é o planeta "morto" que se pensava: estudo revela fonte de calor interna
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Urano não é o planeta "morto" que se pensava: estudo revela fonte de calor interna em Dom 27 Jul 2025 - 18:57

DJPRMF

Planeta verde

Uma nova análise a décadas de dados de observação veio deitar por terra uma crença antiga sobre Urano. Investigadores confirmaram que a gigante de gelo tem, afinal, a sua própria fonte de calor interna, uma descoberta que remodela a nossa compreensão sobre este mundo distante.

Um mito baseado num único dado

Durante quase quarenta anos, a nossa imagem de Urano foi a de um mundo frio, inativo e sem calor interno. Esta ideia baseava-se num único ponto de dados recolhido pela sonda Voyager 2 da NASA, durante a sua passagem pelo planeta em 1986. Esta observação tornava Urano uma exceção notável no Sistema Solar, contrastando com Júpiter, Saturno e Neptuno, que irradiam mais calor do que aquele que recebem do Sol.

Amy Simon, cientista planetária no Goddard Space Flight Center da NASA, sublinha a fragilidade desta antiga convicção: "Tudo dependia daquele único ponto de dados. Isso faz parte do problema".

A tecnologia que revelou a verdade

Agora, um novo estudo apoiado pela NASA e liderado por Patrick Irwin, da Universidade de Oxford, corrige esta suposição de longa data. Conforme detalhado na publicação Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, a equipa utilizou modelos informáticos avançados para reexaminar décadas de observações.

O novo modelo integrou tudo o que se sabe sobre a atmosfera do planeta, incluindo as suas nuvens, neblinas e estações. A conclusão foi surpreendente. "Percebemos que [o planeta] é, na verdade, mais refletor do que as pessoas estimavam", explicou Irwin. Isto significa que menos energia do Sol estava a ser absorvida e, consequentemente, o calor interno do próprio planeta tinha um papel muito mais significativo no seu balanço energético do que se pensava. O estudo concluiu que Urano liberta cerca de 15% mais energia do que a que recebe do Sol.

Porque é que esta descoberta é importante?

Compreender o calor interno de um planeta é fundamental para mapear a sua formação e idade. Esta visão corrigida de Urano não só ajudará os cientistas a entender melhor a história do nosso próprio Sistema Solar, mas também auxiliará no estudo dos muitos exoplanetas de tamanho semelhante que são encontrados por toda a galáxia.



      As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


    Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech