1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » UE desenvolve app de verificação de idade que pode contradizer as suas próprias regras anti-Google
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

UE desenvolve app de verificação de idade que pode contradizer as suas próprias regras anti-Google em Seg 28 Jul 2025 - 9:48

DJPRMF

bandeira da União Europeia

A União Europeia está a trabalhar no desenvolvimento de uma nova aplicação Android, de código aberto, para verificação de idade. O objetivo é permitir que os utilizadores possam comprovar a sua idade junto de serviços online, protegendo ao mesmo tempo a sua privacidade. Esta aplicação funcionará como uma espécie de "caixa de ferramentas" que outros estados-membros poderão utilizar para construir as suas próprias soluções personalizadas.

Atualmente, a aplicação encontra-se numa fase inicial, de protótipo, e não está pronta para uso em produção. Além disso, a sua versão atual carece ainda de funcionalidades de segurança essenciais, como a ofuscação de código e medidas anti-adulteração.

Uma ferramenta para a privacidade... com um "senão"

Embora uma aplicação "caseira" para verificação de idade possa, teoricamente, oferecer vantagens significativas em vez de confiar informações sensíveis a empresas terceiras, os planos para esta app já estão a causar um alvoroço considerável online.

O ponto central da polémica reside nos planos de utilização da API Play Integrity da Google para a verificação do dispositivo e da aplicação. Esta API verifica se o sistema operativo é licenciado pela Google e se a aplicação foi descarregada a partir da Play Store. Isto significa que, se um utilizador tentar usar a aplicação num sistema Android não licenciado pela Google (como uma custom ROM) ou tentar descarregá-la de uma loja de aplicações alternativa, esta simplesmente não funcionará.

A dependência da Google que está a gerar controvérsia

Apesar de esta funcionalidade ainda não estar implementada, a sua simples inclusão nos planos do projeto está a ser vista como um passo que pode limitar a liberdade do utilizador. Mais do que isso, a decisão parece ir contra as próprias ações antimonopólio que a UE tem movido contra a Google.

Inúmeros utilizadores e developers já manifestaram as suas preocupações numa discussão no GitHub. Os críticos argumentam que tal medida criaria uma dependência desnecessária dos gigantes tecnológicos americanos e minaria a soberania digital da União Europeia.

Comunidade reage e aponta alternativas open-source

As pessoas que responderam à proposta na referida discussão no GitHub sugeriram aos developers que olhassem para aplicações de identidade já existentes, como a Yivi, uma app holandesa de verificação de idade que funciona perfeitamente sem a API Play Integrity da Google e está disponível em lojas de aplicações de código aberto como a F-Droid.

No momento da escrita deste artigo, a questão permanece em aberto e uma thread no Reddit sobre o assunto também atraiu bastante atenção. No entanto, os responsáveis pela manutenção do projeto ainda não responderam a estas preocupações da comunidade.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech