1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Elon Musk confirma: Samsung fabricará os futuros chips de IA da Tesla
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Elon Musk confirma: Samsung fabricará os futuros chips de IA da Tesla em Seg 28 Jul 2025 - 10:01

DJPRMF

Tesla logo

Elon Musk confirmou que a Samsung Foundry foi a escolhida para fabricar os seus futuros chips de inteligência artificial, os AI6. A notícia resolve o mistério em torno de um acordo massivo, mas levanta outra questão: qual a tecnologia que será utilizada? Um relatório aponta para um processo de fabrico de ponta, enquanto outro sugere que poderá ser uma tecnologia mais antiga e já estabelecida.

O acordo bilionário e a fábrica no Texas

Apesar de a Samsung Foundry ter enfrentado alguns desafios com o seu mais recente nó de fabrico de 2nm (SF2), os seus processos mais antigos têm tido uma procura renovada. Um exemplo é a Nintendo, que utilizou o nó 8N da Samsung para o processador Tegra T239 da sua futura Switch 2. Agora, a gigante sul-coreana assegurou o que pode ser o seu maior contrato até à data.

Um relatório da Reuters revelou que a Samsung Electronics, empresa-mãe da Samsung Foundry, assinou um acordo de 16.5 mil milhões de dólares com uma "empresa global". O mistério foi desfeito pelo próprio fundador da Tesla, Elon Musk, através de uma nova publicação no X, onde afirma: "A nova fábrica gigante da Samsung no Texas será dedicada ao fabrico do chip de IA de próxima geração da Tesla, o AI6."

O grande debate: tecnologia de ponta ou um processo mais antigo?

Apesar da confirmação, existe um debate sobre qual o processo de fabrico que a Tesla escolheu. O mesmo relatório da Reuters sugere que "é improvável que o pedido envolva a tecnologia mais avançada". Embora o nó exato não seja especificado, é provável que se trate de um processo de 5 nm ou 4 nm. Um relatório de 2023 indicava que as taxas de sucesso de produção (yields) destes nós rondavam os 75%, tornando-os ideais para encomendas de grande volume.

Por outro lado, o analista Jukanlosreve e o meio de comunicação sul-coreano Chosun afirmam que o nó em questão é o SF2A, o processo de 2nm da Samsung especificamente desenhado para componentes automóveis. Esta hipótese não é descabida, pois o relatório da Reuters menciona que o contrato se estende "até ao final de 2033", o que implica que a Samsung terá bastante tempo para amadurecer a tecnologia antes de iniciar a produção em massa dos chips da Tesla.

O desafio da produção e a promessa de Musk

Atualmente, não existem dados públicos sobre o desempenho do nó SF2A da Samsung. A sua variante não automóvel, a SF2, tem, segundo consta, uma taxa de sucesso de cerca de 40%, provavelmente associada ao fabrico do Exynos 2600. O chip AI6 da Tesla será, sem dúvida, de maiores dimensões, mas a Samsung terá tempo para otimizar os seus processos. Para acelerar o progresso, Elon Musk já prometeu que irá "acompanhar pessoalmente a linha de produção para acelerar o ritmo".



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech