
As redes sociais entraram em ebulição com o que poderão ser as primeiras imagens de um protótipo funcional do iPhone 17 Pro. Um utilizador foi fotografado a testar o dispositivo em público, perto da sede da Apple, e para adensar o mistério, o conhecido 'leaker' Mark Gurman já veio a público considerar a fuga de informação como sendo "totalmente legítima".
Um vislumbre do futuro da Apple em São Francisco
Tudo começou quando um utilizador da plataforma X (o antigo Twitter), com o nome @Skyfops, publicou fotografias de um indivíduo a manusear um telemóvel desconhecido em Union Square, São Francisco. A publicação, que já ultrapassou 1.3 milhões de visualizações, rapidamente levantou suspeitas de que se trataria de uma unidade de desenvolvimento do muito aguardado iPhone 17 Pro.
O facto de o teste estar a ser realizado numa zona tão próxima do Apple Park e de o indivíduo estar a ser acompanhado por um aparente segurança, que tentava ativamente bloquear a visibilidade do aparelho, apenas serviu para alimentar as teorias de que se trata de uma fuga de informação genuína.

Capa de disfarce e segurança reforçada não foram suficientes
Apesar das tentativas de ocultação, as imagens revelam alguns detalhes intrigantes. O dispositivo estava envolto numa capa única, desenhada para disfarçar as suas verdadeiras formas, o icónico logótipo da Apple estava tapado com fita adesiva e o corpo do aparelho parecia ser visivelmente mais espesso do que o do iPhone 16 Pro.
As mesmas imagens foram posteriormente partilhadas no Reddit, no sub r/iphone, pelo utilizador u/lumpex999, onde se tornaram virais, gerando milhares de votos favoráveis e uma onda de especulação e humor sobre o disfarce do técnico e o design do telemóvel.
A reação online: da viralização à confirmação de Gurman
Enquanto alguns utilizadores se mantêm céticos, apontando semelhanças com modelos anteriores, a comunidade tecnológica ficou em alvoroço. O ponto de viragem aconteceu quando o mais conhecido 'leaker' da Apple, Mark Gurman, que na sua conta do X descreveu o dispositivo como "totalmente legítimo", dando uma enorme credibilidade à fuga de informação.
Este alegado protótipo parece também alinhar com rumores anteriores que sugerem que o próximo iPhone da linha Pro poderá apresentar um novo design para o módulo de câmaras e um revestimento de ecrã antirreflexo.
Como é habitual, a Apple não fez qualquer comentário oficial sobre o assunto. No entanto, à medida que nos aproximamos da data de lançamento do iPhone 17, é muito provável que surjam mais fugas de informação e, eventualmente, a confirmação das novidades que o próximo topo de gama da marca de Cupertino terá para oferecer.