
A Adobe acaba de anunciar o lançamento de versões nativas das suas populares aplicações de vídeo para o Windows on Arm. O Premiere Pro, After Effects, Audition e Media Encoder estão agora disponíveis em versões beta públicas, um passo há muito aguardado pelos utilizadores de dispositivos com processadores Arm, mas a novidade chega com algumas limitações importantes.
Uma espera longa com um sabor agridoce
Depois de ter lançado uma versão beta do Photoshop para Arm no final de 2020, a Adobe demorou consideravelmente mais tempo para recompilar as suas exigentes aplicações de edição de vídeo. Até agora, os proprietários dos novos Copilot+ PCs, equipados com processadores Qualcomm, tinham de recorrer à versão emulada do Premiere Pro, cujo desempenho se revelava insuficiente para tarefas de edição mais pesadas.
A chegada de versões nativas é uma excelente notícia, mas o facto de serem betas significa que há funcionalidades em falta e problemas conhecidos em comparação com as versões para sistemas baseados em Intel.
Premiere Pro: Os grandes ausentes na edição de vídeo
A versão ARM64 nativa do Premiere Pro é talvez a mais aguardada, mas chega com ausências notórias. De momento, não inclui suporte para extensões de terceiros, ficheiros de vídeo em formato RAW como o ProRes, nem a reprodução e exportação aceleradas por hardware de ficheiros H.264 e HEVC em MP4. A Adobe afirma que está a trabalhar para disponibilizar estas funcionalidades numa futura atualização.
No entanto, a empresa já confirmou que outras ferramentas não chegarão a esta versão, nem na fase beta nem na final. A lista inclui o efeito Loudness Radar, a exportação para Wraptor DCP, a importação e exportação de conteúdo GoPro CineForm e a exportação para o formato P2 Movie.
After Effects e restantes apps com problemas semelhantes
O panorama é semelhante no Adobe After Effects para Windows on Arm. Também não tem suporte para ProRes e, adicionalmente, não consegue importar ou exportar formatos como ARRIRAW, SWF, GoPro CinePro, JPEG2000 em MXF e WMV. A importação de MotionJPEG e MKV também está ausente nesta beta, tal como a aceleração por hardware para H.264 e HEVC.
Numa publicação nos seus fóruns da comunidade, a Adobe nota ainda que os plug-ins de terceiros para o After Effects terão de ser atualizados pelos seus criadores para esta nova versão, pelo que o suporte é, para já, inexistente. As versões beta do Audition e do Media Encoder, também disponíveis esta semana, partilham de limitações semelhantes.