
O Windows 10, que já conta com uma década de existência, aproxima-se a passos largos da sua data de fim de vida (EoL). Este prazo ameaça deixar milhões de PCs em todo o mundo para trás, uma vez que muitos não conseguem atualizar para o Windows 11 devido aos seus rigorosos requisitos de processador e à necessidade do temido TPM 2.0. No entanto, o ecossistema de ferramentas de terceiros continua a oferecer soluções, e uma das mais conhecidas acaba de receber uma grande atualização que lhe confere um novo nome e novas capacidades.
De Flyby11 a Flyoobe: mais do que um novo nome
A mais recente atualização do popular Flyby11 renomeia a ferramenta para Flyoobe, com a versão 0.35. A sigla "oobe" no nome refere-se à "out of the box experience" (a experiência de utilização inicial), sinalizando uma mudança de foco. O programador acredita que contornar as verificações de requisitos do Windows 11 é apenas uma parte da equação; o objetivo é construir uma solução que respeite as escolhas do utilizador em vez de se submeter às configurações padrão da Microsoft, focando-se em simplificar e "limpar" a experiência inicial do sistema operativo.
O que há de novo na versão 0.35?
O changelog da nova versão do Flyoobe destaca melhorias na personalização e na usabilidade:
Página de Personalização expandida: Agora é possível alternar os temas para as aplicações e para o Windows de forma separada.
Melhoria na transmissão da personalização visual: As alterações são agora refletidas instantaneamente em todo o sistema, de forma semelhante ao que acontece nas Definições do Windows.
Opção para adicionar o dispositivo a um domínio: Foi adicionada uma nova opção na página de introdução (atualmente através de SystemPropertiesComputerName).
Página do Windows Update redesenhada: Oferece um feedback mais claro e responsivo sobre o que está a ser descarregado e instalado.
Controlos de navegação refinados: Os botões de avançar e recuar foram alinhados horizontalmente para uma utilização mais intuitiva, e o botão de atualizar foi movido para o canto superior direito para maior consistência.
Correção de vários problemas relacionados com o dimensionamento de ecrã personalizado.
Como obter e cuidados a ter
Para os que preferem a experiência clássica, os ficheiros da versão antiga do Flyby11 continuam disponíveis na última release no GitHub. Entretanto, o novo Flyoobe pode ser ocasionalmente assinalado pelo Microsoft Defender, mas o programador afirma que se trata de uma deteção falsa e que a Microsoft já se comprometeu a remover este alerta em breve.
Se confia no programador e aceita os riscos inerentes à modificação de uma imagem do Windows, pode descarregar o Flyoobe a partir da página do projeto no GitHub. É importante sublinhar que a utilização deste tipo de utilitários acarreta sempre riscos, pelo que deve ser usado com precaução.