
A Microsoft disponibilizou uma nova atualização para o seu browser, o Edge, focada inteiramente em resolver uma questão de segurança. A versão 138.0.3351.121 já se encontra disponível para download no Canal Estável, e embora não traga novas funcionalidades, corrige uma vulnerabilidade herdada do projeto Chromium.
Uma correção de segurança focada na gestão de memória
O problema central que esta atualização resolve está relacionado com uma falha de segurança na gestão de memória. Especificamente, o erro ocorria quando o browser continuava a utilizar uma porção de memória mesmo depois de a ter libertado, uma vulnerabilidade conhecida como "Use After Free".
Esta falha específica residia no Media Stream, um componente do Chromium responsável pela transmissão de áudio e vídeo. Segundo os registos CVE-2025-8292, a vulnerabilidade permitia que um atacante remoto, através de uma página HTML maliciosamente criada, explorasse a corrupção de memória. Isto poderia levar à execução de código indesejado ou, na melhor das hipóteses, ao crash do navegador. A severidade desta falha foi classificada como "Alta".
O fim de uma versão e o que se segue
A versão 138.0.3351.121 é uma das últimas atualizações previstas para o Edge 138. A Microsoft prepara-se para, já na próxima semana, lançar o Edge 139, que se encontra atualmente no canal Beta. Esta futura versão trará algumas melhorias e novidades significativas, incluindo mais componentes WebUI 2 para um desempenho ainda mais rápido, notificações em tempo real para passwords que tenham sido comprometidas e alterações à Edge Wallet.
A luta contínua pela quota de mercado
Apesar das melhorias contínuas e da adição de novas funcionalidades, como o recentemente anunciado Modo Copilot, o Microsoft Edge continua com dificuldades em competir com o domínio do Google Chrome. Dados recentes da Statcounter revelam que o Edge perdeu uma fatia considerável de utilizadores, enquanto o Chrome continua a solidificar a sua posição de liderança no mercado dos browsers.
Como atualizar o Microsoft Edge
Para garantir que o seu sistema está protegido, pode forçar a atualização do Microsoft Edge acedendo a edge://setting/help no seu navegador. Alternativamente, o browser aplicará a atualização de forma automática no próximo reinício.