1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Showrunner: a Netflix da IA que o deixa criar séries já arrancou com apoio da Amazon
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Showrunner: a Netflix da IA que o deixa criar séries já arrancou com apoio da Amazon em Dom 3 Ago 2025 - 9:31

DJPRMF

Plataforma de IA para vídeos onde a Amazon investiu

Foi lançada esta quinta-feira, dia 31 de julho, em fase alfa, a Showrunner, uma plataforma de streaming que promete revolucionar o entretenimento ao ser apelidada de "Netflix da IA". A sua proposta inovadora permite que os próprios utilizadores recorram à Inteligência Artificial Generativa para criar os seus próprios programas, podendo até inserir-se a si mesmos nas produções. Com o apoio financeiro da Amazon, a plataforma já estará em conversações com gigantes como a Disney.

Como funciona a "Netflix da IA"?

Desenvolvida pela Fable Studio, uma empresa fundada por veteranos da Oculus (a companhia de realidade virtual adquirida pela Meta em 2014), a Showrunner tem um objetivo ambicioso: dar aos seus assinantes as ferramentas para criarem programas originais ou colaborarem em produções de outras pessoas através de IA Generativa.

A confirmação do lançamento e do investimento da Amazon, através do seu fundo Alexa Fund para "tecnologias emergentes", surgiu após a notícia ter sido avançada pelo portal Business Insider. A plataforma, anunciada no ano passado, materializa-se agora como um espaço onde a criatividade do utilizador é o principal motor de conteúdo.

Monetização para criadores e parcerias com Hollywood

Um dos aspetos mais interessantes do modelo da Showrunner é a monetização para os criadores. Estes recebem 40% da receita gerada sempre que outro utilizador aproveita uma das suas criações para produzir algo novo. O financiamento provém da compra mensal de créditos, um sistema comum em serviços de IA para gerir a utilização dos servidores, com valores que variam entre os 10 e os 40 dólares (entre 9 € e 37 € numa conversão aproximada).

Para além do apoio da Amazon, o CEO da Fable Studio, Edward Saatchi, revelou que a Showrunner já fechou um acordo com um grande estúdio de cinema, cujo nome não foi divulgado, e está em negociações com outros nomes de peso, incluindo a Disney. Saatchi acredita que, perante o sucesso de parcerias vistas em fenómenos como o jogo Fortnite, os gigantes de Hollywood estão mais recetivos a colocar as suas propriedades intelectuais nas mãos dos espetadores.

O futuro do entretenimento ou uma aposta arriscada?

Para convencer os estúdios, a startup não só oferece uma fatia da receita, mas também salienta o potencial de marketing viral. Ao dar liberdade aos utilizadores, estes partilharão as suas criações nas redes sociais, gerando visibilidade para as franquias. O CEO vislumbra um futuro onde um fã de Star Wars poderia criar planetas, personagens e enredos dentro desse universo, seguindo diretrizes impostas pela Disney.

Para incentivar a criação, a própria Fable Studio está a produzir séries originais, como "Exit Valley". Descrita como uma comédia ao estilo de "Family Guy", a série satiriza figuras proeminentes do mundo da tecnologia e da IA, como Sam Altman e Elon Musk, e também pode ser modificada pelos assinantes.

Ainda é cedo para determinar o sucesso da Showrunner, mas a sua chegada reforça a crescente influência da Inteligência Artificial na indústria cinematográfica. Atualmente, a plataforma está disponível apenas em inglês e o acesso requer um registo no Discord da Fable, através do site oficial da Showrunner.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech