1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » A liberdade de expressão dos chatbots está a ser decidida em tribunal
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

A liberdade de expressão dos chatbots está a ser decidida em tribunal em Qua 6 Ago 2025 - 9:50

DJPRMF

EFF logo

A Electronic Frontier Foundation (EFF) e o Center for Democracy and Technology (CDT) tomaram uma posição formal num caso judicial que poderá definir o futuro da inteligência artificial e da liberdade de expressão nos Estados Unidos. A questão central é complexa: a resposta gerada por um chatbot é considerada "discurso" e, como tal, está protegida pela Primeira Emenda da Constituição dos EUA?

O caso que pode mudar as regras da IA

A discussão surge no âmbito do processo Garcia v. Character Technologies. O caso foi iniciado após a morte de um adolescente, que alegadamente terá sido causada por interações com um chatbot da empresa Character Technologies. Até ao momento, o processo continua sem uma resolução, mas o juiz responsável já manifestou ceticismo sobre se os resultados de um chatbot podem, de todo, ser considerados "discurso" para efeitos legais.

Num documento legal enviado ao tribunal, a Electronic Frontier Foundation (EFF) e o CDT argumentam que o texto gerado por um chatbot não é a voz de um robô, mas sim um reflexo das escolhas expressivas dos seres humanos por detrás da tecnologia.

A expressão humana por detrás do algoritmo

A EFF clarifica que estas "escolhas" humanas acontecem em vários níveis. Por um lado, referem-se às decisões tomadas pelos programadores durante a fase de treino da IA, conhecida como aprendizagem por reforço, onde dão feedback positivo ou negativo às respostas do sistema para o moldar. Por outro lado, as próprias interações do utilizador, como a forma como escreve os seus pedidos (prompts), influenciam diretamente o resultado final gerado pelo chatbot.

É crucial entender que a organização não defende que os chatbots devam ter direitos. O argumento é que a tecnologia serve como um canal para a expressão humana e que é essa expressão que deve ser protegida pela Primeira Emenda. Adicionalmente, o direito do utilizador a receber informação é também um direito constitucionalmente protegido.

chatbot

Os riscos de uma regulação sem limites

O alerta deixado pela EFF é claro: se as respostas dos chatbots não tiverem qualquer proteção legal, o governo dos EUA poderia, potencialmente, proibir sistemas de IA que expressem pontos de vista com os quais não concorda.

A organização reconhece que os danos causados por chatbots podem e devem ser regulados. No entanto, sublinha que essa regulação deve ser cuidadosamente desenhada para não sobrecarregar indevidamente o direito à liberdade de expressão.

Esta intervenção surge num momento crítico, enquanto a inteligência artificial é ainda uma tecnologia nascente. O objetivo é ajudar o tribunal a compreender o funcionamento da tecnologia de uma perspetiva legal, garantindo que a legislação futura adote uma visão equilibrada e justa sobre as complexas questões levantadas pela IA.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech