
A Microsoft anunciou uma novidade de peso para o seu sistema operativo: o mais recente modelo de inteligência artificial gratuito e de código aberto da OpenAI, o gpt-oss-20b, já está disponível para os utilizadores do Windows 11. A integração é feita através da Windows AI Foundry, a plataforma da gigante tecnológica que permite aceder a funcionalidades de IA, APIs e modelos open-source diretamente no computador.
Numa publicação no seu blog oficial, a Microsoft descreve o novo modelo como "leve e competente no uso de ferramentas". O gpt-oss-20b foi otimizado para tarefas autónomas, como a execução de código e a utilização de ferramentas, funcionando de forma eficiente numa vasta gama de hardware com Windows. Esta capacidade torna-o ideal para a criação de assistentes autónomos ou para integrar IA em fluxos de trabalho quotidianos, mesmo em ambientes com largura de banda limitada.
O que é preciso para ter esta IA no seu PC?
Lançado esta terça-feira pela OpenAI, o gpt-oss-20b pode ser executado em computadores pessoais e portáteis equipados com, no mínimo, 16GB de VRAM, um requisito cumprido pela maioria das placas gráficas modernas da Nvidia ou Radeon. A OpenAI explicou que o modelo foi treinado com recurso a aprendizagem por reforço de alta computação, o que lhe confere um excelente desempenho na alimentação de agentes de IA e na utilização de ferramentas como a pesquisa na web ou a execução de código Python.
Nem tudo são rosas: as limitações a ter em conta
Apesar do seu potencial, o novo modelo tem algumas limitações importantes. Em primeiro lugar, é exclusivamente baseado em texto, o que significa que não consegue processar ou gerar imagens e áudio, ao contrário de outros modelos da empresa.
Além disso, o modelo tem uma tendência considerável para "alucinar", ou seja, inventar informação. Nos testes internos da OpenAI, o gpt-oss-20b apresentou alucinações em resposta a 53% das questões no benchmark PersonQA, que mede a precisão do conhecimento do modelo sobre pessoas.
Disponibilidade alargada no horizonte
A Microsoft afirma que levará o modelo para o macOS em breve, bem como para outros dispositivos, embora não tenha especificado quais. Para os profissionais e empresas, tanto o gpt-oss-20b como o modelo mais antigo gpt-oss-120b estão também disponíveis através da plataforma alojada Microsoft Azure AI Foundry. Os dois novos modelos podem ainda ser acedidos na plataforma AWS da Amazon.