1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Nova app SNS 24 com falhas? Governo admite problemas mas garante a segurança dos dados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Nova app SNS 24 com falhas? Governo admite problemas mas garante a segurança dos dados em Sáb 9 Ago 2025 - 16:32

DJPRMF

app sns24

A nova aplicação do SNS 24 está a causar dores de cabeça a vários utilizadores, com múltiplos relatos de dificuldades de acesso e de visualização de informação. O Governo, através dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), já veio a público reconhecer os constrangimentos, garantindo, no entanto, que não há qualquer perda de dados clínicos.

Se tem tido problemas com a app SNS 24, saiba o que se passa e como pode tentar resolver a situação.

O que está a causar os problemas?

Num comunicado emitido esta sexta-feira, os SPMS explicam que as falhas se devem, em grande parte, a "situações específicas, como a inserção dos dados dos utentes ou integração de informação com entidades prestadoras de cuidados". A entidade sublinha que os sistemas destas entidades também se encontram em evolução tecnológica, o que pode gerar conflitos.

Um exemplo prático dado é o dos atestados médicos de incapacidade multiuso, onde apenas os que foram registados eletronicamente estão disponíveis na aplicação.

A mensagem central das autoridades é de tranquilidade: "não existe qualquer perda ou eliminação de dados dos utentes e que toda a informação clínica permanece salvaguardada e intacta". Mesmo que não consiga ver, por exemplo, as suas receitas médicas dos últimos 12 meses, elas continuam registadas nos sistemas e válidas, tal como foram prescritas.

Como resolver os problemas de acesso (passo a passo)

Para os utilizadores que estão a sentir dificuldades, a tutela aconselha um procedimento simples para tentar resolver a situação:

  1. Termine a sessão na aplicação (log out).

  2. Verifique na sua loja de aplicações (iOS, Android ou Huawei) se tem a versão mais recente da app instalada e, se necessário, atualize.

  3. Inicie sessão novamente, utilizando a Chave Móvel Digital ou o seu número de utente do SNS.

E se o problema persistir?

Caso os passos anteriores não resultem, a recomendação é contactar diretamente a linha SNS 24.

Deve ligar para o número 808 24 24 24 e selecionar a opção 5, dedicada a serviços administrativos. Ao ser atendido, deve explicar o problema em detalhe para que a equipa de suporte o possa auxiliar. Este serviço é gratuito e está disponível 24 horas por dia.

Apesar das falhas, app já tem mais de 1,5 milhões de utilizadores

No mesmo comunicado, a SPMS "lamenta os constrangimentos" e reitera o seu empenho em estabilizar o serviço. A entidade destaca ainda que, desde o seu lançamento, a nova app SNS 24 já foi utilizada com sucesso por mais de 1,5 milhões de pessoas.

Entre as novidades da aplicação estão funcionalidades como o acesso ao cheque-dentista digital e ao boletim digital de saúde oral.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech