1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Ciberataques disparam e o ransomware está mais perigoso que nunca
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Ciberataques disparam e o ransomware está mais perigoso que nunca em Seg 11 Ago 2025 - 15:13

DJPRMF

ransomware

O panorama da cibersegurança global está cada vez mais sombrio. Novos dados da Check Point Research revelam um aumento acentuado no volume de ciberataques em todo o mundo, com as organizações a enfrentarem, em média, 1.947 ataques por semana durante o mês de julho, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior.

Ransomware em crescimento alarmante

A maior ameaça, no entanto, vem do ransomware. Os incidentes deste tipo dispararam, com 487 ataques reportados em julho, um aumento homólogo de 41%. A América do Norte continua a ser o principal alvo, representando 56% de todos os casos, seguida pela Europa com 24%.

Entre os grupos mais ativos destacam-se o Qilin, responsável por 17% dos incidentes conhecidos, o Akira, com 9% dos ataques, e o Play, com 6%. Estes grupos partilham o objetivo de causar o máximo impacto para obter ganhos financeiros, utilizando diferentes técnicas para atingir os seus alvos.

Setores mais vulneráveis

Nenhum setor está imune, mas alguns são mais visados do que outros. A nível global, a área da Educação foi a mais atacada, com uma média de 4.210 ataques semanais por organização, um aumento de 24% em relação ao ano anterior. Seguem-se os setores Governamental (2.577) e da Saúde (2.538).

Contudo, foi o setor da Agricultura que registou o aumento mais acentuado de ataques, com um crescimento impressionante de 115% em apenas um ano.

África lidera em volume, América do Norte em crescimento

Regionalmente, África registou o maior número médio de ataques por organização, com 3.374 por semana. No entanto, foi a América do Norte que viu o maior aumento percentual homólogo, com um crescimento de 9% no volume de ciberataques.

Lotem Finkelstein, diretor de pesquisa e inteligência de ameaças na Check Point Software Technologies, deixa um alerta claro: "Os dados de julho mostram que o ransomware não só veio para ficar, como está a evoluir rapidamente, com grupos como o Qilin a expandir o seu alcance para alvos de alto valor". Finkelstein acrescenta que "estes ataques estão a atingir todos os cantos do globo e todos os tipos de organização. Estratégias focadas na prevenção, impulsionadas por IA, são a única forma de nos mantermos à frente."



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech