1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Windows 11 diz adeus ao PowerShell 2.0 para reforçar a segurança
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Windows 11 diz adeus ao PowerShell 2.0 para reforçar a segurança em Qua 13 Ago 2025 - 8:10

DJPRMF

Windows Powershell

A Microsoft anunciou que vai remover o PowerShell 2.0, um componente já obsoleto que remonta à era do Windows 7, das futuras versões do seu sistema operativo. A medida visa modernizar o código, simplificar o ecossistema e, acima de tudo, aumentar a segurança do Windows.

O fim de uma era digital

Considerado uma peça de museu digital, o PowerShell 2.0 foi oficialmente descontinuado em 2017. Agora, a Microsoft prepara-se para o remover por completo. A remoção começará já este mês com a chegada da versão 24H2 do Windows 11 e, no próximo mês, será a vez do Windows Server 2025.

As compilações mais recentes do programa Windows Insider, como a build 27891 do canal Canary, disponibilizada a 3 de julho de 2025, já não incluem este componente antigo. Segundo a empresa, a decisão de eliminar o PowerShell 2.0 prende-se com a necessidade de limpar código legado, reduzir a complexidade geral do sistema e fortalecer as defesas do Windows contra vulnerabilidades.

Serei afetado por esta mudança?

Para a grande maioria dos utilizadores, a resposta é não. A remoção do PowerShell 2.0 não terá qualquer impacto visível, uma vez que as versões mais recentes e seguras, como o PowerShell 5.1 e o PowerShell 7.x, permanecem inalteradas.

No entanto, utilizadores ou empresas que ainda dependam de scripts ou aplicações antigas que exijam especificamente o PowerShell 2.0 precisarão de tomar medidas. A Microsoft recomenda a atualização destes scripts para uma versão mais recente. A boa notícia é que o PowerShell 5.1, que vem por defeito no sistema, oferece retrocompatibilidade, o que significa que a maioria dos scripts deverá continuar a funcionar sem problemas.

No caso de aplicações que tenham como requisito obrigatório a versão 2.0, estas poderão falhar a instalação. A recomendação é clara: utilizar versões mais recentes para evitar quebras de compatibilidade. É importante notar que o Windows 11 na sua versão 23H2, e outras anteriores, manterá o PowerShell 2.0 como um componente opcional.

Para mais detalhes técnicos, a Microsoft disponibilizou um documento de suporte oficial e uma publicação no seu blogue de 2017 que explica o processo de descontinuação e como se preparar para esta remoção.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech