
A GSC Game World, o estúdio responsável por S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl, revelou os seus planos de atualizações para o resto de 2025. Depois de ter implementado as novidades prometidas no início do ano, a equipa detalhou agora num blog oficial o que os jogadores podem esperar para o terceiro e quarto trimestres, com um grande destaque tecnológico pelo meio.
A principal novidade é a transição do motor gráfico do jogo para uma versão mais recente. O estúdio vai atualizar S.T.A.L.K.E.R. 2 da versão 5.1 para a Unreal Engine 5.5.4. Segundo a GSC Game World, esta mudança não só lhes dará acesso a novas ferramentas para melhorar o título, como também resultará numa "melhor estabilidade e desempenho" geral.
Uma Zona mais viva e perigosa
As melhorias não se ficam pela parte técnica. O sistema de simulação de vida dos NPCs, conhecido como A-life, continuará a receber atualizações. Entre as novidades estão uma visão mais limitada para os inimigos em ambientes de pouca luz, uma inteligência artificial de combate mais apurada e ajustes no equilíbrio dos adversários.
O roteiro confirma ainda a chegada de mais conteúdo ao jogo, incluindo:
Novas anomalias para descobrir e evitar.
Novas missões para completar.
Um cenário meteorológico adicional.
Uma nova dificuldade "Master" para os jogadores mais destemidos.
Um ciclo dia-noite mais longo, para uma imersão superior.
Binóculos e diferentes opções de óculos de visão noturna.
Ferramentas de modificação recebem um impulso
A GSC Game World também reafirmou o seu compromisso com a comunidade de modding. As ferramentas oficiais, conhecidas como Zone Kit, vão avançar para a Fase 2 ainda este ano. Esta nova fase incluirá ferramentas para modificação de áudio, recursos narrativos para a criação de linhas de missões, melhor compatibilidade com os sistemas do jogo e otimizações.
S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl está atualmente disponível para PC e Xbox Series X|S, estando também incluído no serviço Game Pass. O estúdio confirmou ainda que uma versão para a PlayStation 5 será lançada antes do final de 2026.