1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Inteligência artificial pode estar a prejudicar as competências dos médicos
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Inteligência artificial pode estar a prejudicar as competências dos médicos em Qua 13 Ago 2025 - 16:06

DJPRMF

médico a mexer em formato digital

Um novo e preocupante estudo revelou que a utilização contínua de inteligência artificial (IA) para detetar cancro pode, na verdade, piorar o desempenho dos médicos a longo prazo. A investigação aponta para um fenómeno de "perda de competência", onde a confiança excessiva na tecnologia leva a uma diminuição da capacidade humana de diagnóstico quando a ajuda digital é removida.

O estudo e a descoberta inesperada

A investigação, publicada na prestigiada revista The Lancet Gastroenterology & Hepatology, acompanhou médicos em quatro centros de endoscopia na Polónia. Estes profissionais utilizavam regularmente sistemas de inteligência artificial para os auxiliar na deteção de cancro durante colonoscopias, um procedimento vital para a prevenção da doença.

O objetivo dos investigadores, oriundos de países como a Polónia, Noruega, Suécia e Reino Unido, era simples: avaliar como estes médicos se comportavam ao realizar o mesmo procedimento, mas desta vez, sem o auxílio da IA. Os resultados foram surpreendentes e pouco animadores. Verificou-se que a taxa de deteção de cancro por parte dos médicos que dependiam frequentemente da IA foi cerca de seis pontos percentuais mais baixa quando a tecnologia foi desligada.

As implicações para o futuro da medicina

Esta descoberta levanta questões importantes sobre o papel da IA no setor da saúde. Embora a tecnologia seja uma ferramenta poderosa e promissora, este estudo sugere que a sua implementação deve ser feita de forma cuidada para não atrofiar as competências essenciais dos profissionais de saúde.

O debate foca-se agora em encontrar um equilíbrio: como aproveitar os benefícios da inteligência artificial para melhorar os diagnósticos sem criar uma dependência que, em última análise, possa prejudicar a perícia médica. Este fenómeno de "de-skilling" ou perda de competências é um alerta para a necessidade de repensar a formação e a prática médica na era digital, garantindo que a tecnologia sirva como um complemento e não como uma substituição das capacidades humanas.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech