
A comunicação nos jogos multiplayer está prestes a ficar mais simples e unificada. O Discord anunciou que o seu SDK Social, que permite integrar as funcionalidades de chat de voz e texto da plataforma diretamente nos jogos, está agora disponível para todos os programadores, após um período de beta fechado que começou em março.
A novidade, revelada no blog oficial do Discord, promete acabar com a necessidade de recorrer a aplicações externas para comunicar com os amigos durante as sessões de jogo, criando uma experiência mais fluida e integrada, independentemente da plataforma.
Uma ponte entre o jogo e o Discord
O grande objetivo deste kit de desenvolvimento (SDK) é facilitar a vida tanto aos jogadores como aos estúdios. Com esta ferramenta, os programadores podem incorporar as robustas funcionalidades de comunicação do Discord nos seus títulos, permitindo que os jogadores conversem sem interrupções.
Uma das grandes vantagens é que os jogadores sem uma conta Discord podem juntar-se a um lobby e comunicar na mesma, eliminando barreiras. Para quem já tem conta, a integração permite unificar as listas de amigos do jogo e do Discord, simplificando o processo de encontrar e convidar pessoas para uma partida.
As principais funcionalidades incluem:
Rich Presence: Mostra aos amigos o que está a jogar e permite que se juntem à sua sessão com um único clique.
Convites para jogos: Envie convites diretamente a partir do jogo ou da própria aplicação do Discord, acelerando a formação de grupos.
Chat entre plataformas: Conecte jogadores em diferentes sistemas, seja no computador, telemóvel ou consolas. As mensagens enviadas no jogo aparecem também no Discord.
Chat de voz integrado: Leva a qualidade de áudio reconhecida do Discord para as partidas, lobbies e conversas de grupo dentro do jogo.
Canais ligados: Sincroniza os lobbies de texto do jogo com canais específicos de texto no Discord, mantendo a conversa fluida dentro e fora do jogo.
Melhorias recentes e estúdios a bordo
O Discord aproveitou o lançamento público para anunciar melhorias recentes, como a inclusão do histórico de chat para lobbies ativos (o histórico de mensagens diretas chegará em breve) e otimizações na qualidade de áudio, com suporte para efeitos personalizados e novas ferramentas de diagnóstico para resolver problemas de eco ou ruído.
Vários estúdios de renome já começaram a implementar o SDK. Parceiros como Omeda Studios, Tencent Games e os criadores de Marvel Rivals já integraram as funcionalidades de comunicação. Outros, como Embark Studios, Dreamhaven, Halfbrick e Digital Bandidos, estão a trabalhar para adicionar estas ferramentas aos seus futuros lançamentos, prometendo um futuro onde a comunicação nos videojogos será mais fácil do que nunca.