
A Microsoft lançou uma correção para um problema significativo que estava a afetar os administradores de sistemas que utilizam o Windows Server 2019, causado pela atualização de segurança de julho. A falha provocava reinícios inesperados de máquinas virtuais e problemas de estabilidade em ambientes de cluster.
A solução chegou com a mais recente atualização cumulativa de agosto, trazendo um alívio para as empresas que enfrentavam interrupções nos seus serviços.
O problema da atualização de julho
O pesadelo para muitos administradores começou após a instalação da atualização de segurança de julho (KB5062557). O principal sintoma era a instabilidade do serviço de Cluster, um componente essencial para a operação de ambientes de alta disponibilidade.
Segundo a Microsoft, o serviço podia parar e reiniciar repetidamente, o que resultava em várias consequências problemáticas:
Os nós do cluster falhavam ao tentar restabelecer a ligação, entrando em estados de quarentena.
Máquinas virtuais (VMs) sofriam múltiplos reinícios inesperados.
Os registos de eventos eram inundados com o erro de ID 7031.
O problema era particularmente grave em sistemas que utilizavam a funcionalidade de segurança BitLocker em unidades de Volumes Partilhados de Cluster (CSV). Há três semanas, a empresa já tinha reconhecido a falha num aviso privado, pedindo às organizações afetadas que contactassem o suporte técnico para obter uma mitigação.
Solução chegou com a atualização de agosto
A correção definitiva foi finalmente disponibilizada na atualização cumulativa de agosto de 2025 para o Windows Server 2019, identificada como KB5063877. Este pacote inclui não só a resolução para o problema do serviço de Cluster, mas também outras melhorias e correções de bugs.
Para instalar a atualização nos sistemas afetados, os administradores devem primeiro implementar a atualização da pilha de manutenção (SSU) KB5005112. Após este passo, a atualização KB5063877 pode ser instalada através dos canais habituais: Windows Update, Catálogo Microsoft Update ou Windows Server Update Services (WSUS).
Esta solução surge pouco depois de a Microsoft ter resolvido outro problema generalizado no WSUS que impedia a implementação da atualização de agosto (KB5063878) em dispositivos com Windows 11 24H2. A empresa tem estado ocupada a corrigir falhas recentes, incluindo uma que fazia com que o serviço DHCP congelasse em alguns sistemas Windows Server após as atualizações de junho.