1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Microsoft resolve falha grave no Windows Server 2019 que reiniciava máquinas virtuais
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Microsoft resolve falha grave no Windows Server 2019 que reiniciava máquinas virtuais em Sáb 16 Ago 2025 - 15:38

DJPRMF

Windows Server 2019

Os administradores de sistemas que gerem o Windows Server 2019 podem finalmente respirar de alívio. A Microsoft corrigiu uma falha introduzida na atualização de julho que estava a causar reinícios inesperados em máquinas virtuais e a gerar instabilidade nos clusters de servidores.

A solução chegou com a mais recente atualização “Patch Tuesday” de agosto de 2025, pondo fim a um problema que afetava um conjunto específico, mas crítico, de implementações empresariais.

O problema que tirou o sono aos administradores

A dor de cabeça começou com a atualização “Patch Tuesday” de julho para o Windows Server 2019. Após a instalação, os clientes começaram a reportar que o Serviço de Cluster (Cluster Service) falhava de forma intermitente, iniciando e parando sem aviso.

O problema não era generalizado, mas afetava especificamente os sistemas que tinham configurado o BitLocker em conjunto com Volumes Partilhados de Cluster (Cluster Shared Volumes - CSV), uma configuração comum em ambientes de alta disponibilidade.

As consequências: reinícios inesperados e máquinas em quarentena

O impacto da falha era severo. Os nós dos clusters não conseguiam restabelecer a ligação de forma estável, chegando a entrar em estado de quarentena. A consequência mais visível para as operações diárias era o reinício constante das máquinas virtuais afetadas, com o Visualizador de Eventos a registar repetidamente o erro com o ID 7031.

A Microsoft, que inicialmente emitiu avisos privados aos clientes afetados, acabou por reconhecer publicamente a gravidade da situação.

A solução chegou com a atualização de agosto

Felizmente, a correção foi disponibilizada na atualização cumulativa de agosto de 2025 para o Windows Server 2019, identificada como KB5063877. Embora a empresa não tenha partilhado detalhes técnicos sobre a causa raiz do problema ou a sua resolução, a implementação do patch confirmou a eliminação do comportamento anómalo.

Adicionalmente, esta atualização resolveu também uma falha secundária que impedia os utilizadores do método de introdução Microsoft Changjie de selecionar palavras corretamente.

Os administradores de sistemas podem obter a nova atualização através dos canais habituais: Windows Update, Windows Update for Business, o Catálogo Microsoft Update ou os Windows Server Update Services (WSUS).



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech