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Absolum: o novo beat-'em-up dos criadores de Streets of Rage 4 chega em outubro em Ter 19 Ago 2025 - 23:27

DJPRMF

Absolum

A Dotemu, editora conhecida por revitalizar clássicos, anunciou que Absolum, o novo projeto da equipa por detrás do aclamado Streets of Rage 4, será lançado a 9 de outubro. Este título promete injetar uma nova vida no género beat-'em-up, combinando a ação clássica com elementos estratégicos inspirados em roguelikes modernos.

Absolum apresenta-se como uma proposta ambiciosa que vai muito além do simples esmagar de botões. O jogo bebe inspiração direta de sucessos como Hades, da Supergiant, para criar um sistema de combate com uma profundidade surpreendente. O objetivo é claro: oferecer uma experiência que se sinta familiar para os fãs de pancadaria, mas com camadas de estratégia que convidam à rejogabilidade e ao domínio das suas mecânicas.

Uma fórmula que mistura o melhor de dois mundos

Cada incursão em Absolum começa com a escolha de um "Ritual" para a personagem. De forma semelhante às Bênçãos em Hades, estes Rituais modificam as habilidades com propriedades especiais. Por exemplo, um dos rituais permite que, após uma esquiva perfeita, surjam adagas de rosas que podem ser arremessadas para eliminar inimigos à distância.

À medida que se avança, o jogador encontrará mais Rituais, alguns dos quais foram desenhados para criar sinergias poderosas entre si, numa mecânica que lembra as Bênçãos Duo do título da Supergiant. Combinado com o sistema de Arcanas, que permite equipar até dois ataques especiais, a variedade de combate em Absolum é vasta e incentiva a experimentação.

Combate inspirado nos Souls-like com um toque de classe

O combate de Absolum afasta-se do caos desenfreado e aproxima-se de uma abordagem mais metódica, ao estilo dos jogos Souls-like. Cada inimigo apresenta padrões de ataque distintos que exigem uma estratégia específica para serem derrotados. A esquiva e a defesa são muitas vezes mais importantes do que o ataque direto, especialmente porque os itens de cura são escassos.

Para equilibrar a dificuldade, o jogo oferece três formas de evitar dano: uma esquiva lateral tradicional, um avanço rápido que pode bloquear o adversário, e o "Clash", uma espécie de parry de alto risco. Se executado no momento certo, o Clash pode virar o rumo de um combate contra um boss, desviando um ataque que seria devastador e abrindo uma janela para contra-atacar.

Um elenco variado e novos desafios à espreita

O jogo contará com um elenco de quatro personagens jogáveis, cada uma com um estilo de combate único. Entre elas destaca-se Galandra, uma guerreira necromante com uma espada gigante, e Brome, uma personagem semelhante a um mago que, curiosamente, é um sapo e ataca à distância com raios de energia.

Foi também revelada uma nova zona chamada Jaroba, desenhada para testar os reflexos dos jogadores mais habituados às mecânicas. Os inimigos nesta área utilizam ataques mais complexos e difíceis de prever, garantindo que o desafio se mantém elevado ao longo da aventura.

Com uma combinação de combate tático e a rejogabilidade viciante dos roguelikes, Absolum tem todos os ingredientes para ser uma das grandes surpresas do ano. O jogo chega a 9 de outubro para a PlayStation, Nintendo Switch, PS4 e PS5, e já pode ser adicionado à lista de desejos na Steam.



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