1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Developer que sabotou rede da ex-empresa com ‘kill switch’ é condenado a quatro anos de prisão
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Developer que sabotou rede da ex-empresa com ‘kill switch’ é condenado a quatro anos de prisão em Sex 22 Ago 2025 - 9:32

DJPRMF

Hacker em frente de computadores

Um programador de software foi condenado a quatro anos de prisão nos Estados Unidos por se ter vingado da sua antiga empresa de uma forma devastadora. Davis Lu, de 55 anos, sabotou a rede da companhia ao implementar código malicioso que incluía um "kill switch", uma espécie de interruptor de emergência, que foi ativado no momento do seu despedimento, bloqueando o acesso de milhares de funcionários.

A vingança servida com código malicioso

A história remonta a 2018, quando Davis Lu, um cidadão chinês a residir legalmente em Houston, foi despromovido na empresa sediada no Ohio, onde trabalhava desde 2007. Em retaliação, Lu começou a espalhar código malicioso por todo o ambiente de produção da rede Windows da empresa.

O malware personalizado incluía um loop infinito de threads Java, desenhado especificamente para sobrecarregar os servidores e levar ao colapso dos sistemas de produção. No entanto, a peça central do seu plano era um "kill switch" engenhoso e malicioso, batizado de "IsDLEnabledinAD" (uma abreviatura para "O Davis Lu está ativo no Active Directory?"). Este mecanismo estava programado para bloquear automaticamente todos os utilizadores se a sua conta pessoal fosse desativada.

O dia do juízo final digital

A 9 de setembro de 2019, a empresa despediu Davis Lu e, ao desativar a sua conta de acesso, ativou inadvertidamente a armadilha. O "kill switch" entrou em ação de imediato, bloqueando milhares de utilizadores e impedindo-os de aceder aos seus sistemas, o que provocou o caos e perdas avaliadas em centenas de milhares de dólares para a companhia.

"O arguido quebrou a confiança do seu empregador ao usar o seu acesso e conhecimento técnico para sabotar as redes da empresa, semeando o caos e causando prejuízos significativos para uma empresa norte-americana", afirmou Matthew R. Galeotti, Procurador-Geral Adjunto Interino, em comunicado do Departamento de Justiça dos EUA (DOJ).

As provas que o condenaram

A investigação revelou provas claras da intenção de Lu. Quando lhe foi solicitado que devolvesse o seu computador portátil, o programador apagou dados encriptados do dispositivo. No entanto, os investigadores conseguiram descobrir pesquisas que ele tinha efetuado, incluindo termos como "elevar privilégios", "ocultar processos" e "apagar ficheiros rapidamente", que demonstraram a sua premeditação.

Davis Lu foi considerado culpado no início deste ano pelo crime de causar danos intencionais a computadores protegidos. Após cumprir a pena de quatro anos de prisão, terá ainda de cumprir três anos de liberdade condicional supervisionada.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech