1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Linux celebra 34 anos: a história do “hobby” que mudou o mundo da tecnologia
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Linux celebra 34 anos: a história do “hobby” que mudou o mundo da tecnologia em Seg 25 Ago 2025 - 15:08

DJPRMF

linux a celebrar aniversário

Há exatamente 34 anos, a 25 de agosto de 1991, um estudante finlandês de 21 anos chamado Linus Torvalds publicava uma mensagem num grupo de notícias da Usenet. O que parecia ser apenas o anúncio de um projeto pessoal, descrito como "apenas um hobby, não será grande e profissional", acabou por se tornar a semente de um dos projetos de software mais importantes da história: o kernel Linux. Hoje, esse "hobby" é o coração de milhões de servidores, da infraestrutura da cloud, da maioria dos supercomputadores do mundo e, claro, do sistema operativo Android que equipa a maioria dos telemóveis.

O nascimento de um gigante

Tudo começou como um passatempo para Torvalds, que nunca imaginou a dimensão profissional que o seu projeto alcançaria. O trabalho inicial começou em abril de 1991 e, em julho, já tinha aspetos a nível de utilizador a funcionar, como drivers de dispositivo e um disco rígido operacional. Outros marcos iniciais incluíram a portabilidade de ferramentas essenciais como o interpretador de comandos bash e o compilador gcc. Em setembro de 1991, disponibilizou o primeiro código-fonte, a versão 0.01, a um pequeno grupo de utilizadores interessados.

Os primeiros e desafiantes passos

Curiosamente, esta primeira versão 0.01 era apenas o código-fonte e não era executável. O próprio Torvalds referiu que o seu lançamento foi um gesto simbólico para os entusiastas da época. Outro detalhe interessante é que as primeiras versões do Linux não eram portáteis e dependiam de características específicas do processador i386 e do compilador GCC.

A utilidade real do kernel Linux começou a tomar forma em outubro de 1991 com o lançamento da versão 0.02. Foi um passo significativo, sendo a primeira versão funcional. Ainda assim, era considerado um "kernel para hackers", com muitos bugs e funcionalidades em falta. No entanto, já era capaz de executar binários importantes como o bash, o gcc e outras utilidades GNU.

Com a versão 0.11, lançada em dezembro de 1991, o sistema melhorou substancialmente, com carregamento sob demanda, partilha de código e dados, melhores drivers e suporte para vários teclados e placas gráficas. Este foi também um marco importante, pois foi a primeira versão a incluir programas como mkfs, fsck e fdisk, tornando desnecessário o uso do sistema operativo Minix para a configuração inicial.

Da garagem para o mundo: a força da comunidade

Foi por volta desta altura que o kernel Linux evoluiu de um esforço a solo para um projeto colaborativo. Com a chegada da versão 0.12, em janeiro de 1992, o kernel já era bastante estável e começou a espalhar-se mais rapidamente, com novas funcionalidades a serem codificadas por outros programadores. À medida que mais pessoas descobriam o Linux, foi criada a primeira lista de correio eletrónico, a "Linux-activists", e surgiram os primeiros sites espelho para acesso via FTP.

A comunidade desempenhou um papel crucial. Um dos problemas críticos que ajudou a resolver foi a necessidade de o sistema funcionar com menos memória, o que levou Torvalds a implementar a paginação em disco, conforme detalhado nos registos históricos da Universidade Carnegie Mellon. Até o licenciamento inicial, que era restritivo ao proibir trocas comerciais, foi alterado graças ao feedback da comunidade.

O legado do pinguim em 2025

Desde esses dias pioneiros, o Linux percorreu um longo caminho. Ainda ontem foi lançado o terceiro release candidate do Linux 6.17. Embora o Linux não tenha tido grande tração nos computadores pessoais, mantendo-se com uma quota de mercado a rondar os 5%, o seu sucesso noutras áreas é esmagador. É a base da maioria dos servidores web, alimenta a vasta infraestrutura da cloud, corre na maioria dos supercomputadores mundiais, está em inúmeros dispositivos embebidos e, o mais visível para o consumidor comum, é o núcleo do Android.

Feliz 34º aniversário, Linux!



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech