
A Microsoft anunciou uma parceria com a Samsung para integrar o Copilot, o seu assistente de Inteligência Artificial, numa seleção de televisores e monitores da marca sul-coreana. Esta novidade promete transformar a forma como interagimos com os nossos ecrãs, tornando a experiência mais inteligente e conversacional.
Um assistente com cara e voz
Ao contrário da maioria dos assistentes virtuais, o Copilot nos equipamentos Samsung não será apenas uma voz. A Microsoft desenvolveu uma pequena e expressiva animação que reage e sincroniza os lábios durante a conversa, mostrando até expressões que correspondem ao tom do diálogo.
Para interagir, basta premir o botão do microfone no comando Samsung e fazer uma pergunta. O assistente pode responder por voz, mas também através de cartões visuais com informação útil sobre filmes, meteorologia ou resultados de imagens, completos com classificações e outros detalhes. Para uma experiência mais personalizada, os utilizadores podem conectar a sua conta Microsoft através de um simples código QR, dando ao Copilot acesso às suas preferências e histórico.
O que pode o Copilot fazer no seu televisor?
As funcionalidades do novo assistente são vastas e vão muito além de simples pesquisas. A Samsung destaca a capacidade de obter resumos personalizados de séries, sem spoilers, ou recomendações de filmes ultra-específicas, como "um filme parecido com O Gambito da Dama, mas sobre culinária e com menos de duas horas".
Além do entretenimento, o Copilot está preparado para responder a perguntas sobre o que está a ver, como "Quem deu a voz àquela personagem?", ou ajudar com tarefas do dia a dia, desde saber se o tempo estará bom para uma caminhada no fim de semana até pedir algo para animar depois de um desgosto amoroso.
Disponibilidade
O Copilot já começou a ser implementado nos modelos de televisores Samsung de 2025, incluindo as gamas Micro RGB, Neo QLED, OLED e The Frame. A funcionalidade chegará também aos monitores inteligentes M7, M8 e M9 em mercados selecionados. A Microsoft e a Samsung planeiam expandir a compatibilidade para mais modelos de televisores e monitores nos próximos meses.