
Quem nunca fez uma viagem de transportes públicos ao som da música, videochamada ou série de outra pessoa, como se o altifalante do telemóvel fosse o sistema de som oficial da carruagem? Esta é uma queixa universal, e a autoridade de transportes de Londres (TfL) decidiu tomar uma atitude para apelar à boa educação dos passageiros.
A maioria dos passageiros está farta do barulho
Um inquérito realizado pela TfL em junho de 2025 revelou um dado esmagador: cerca de 70% de mil passageiros inquiridos sentiram-se incomodados durante as suas viagens devido a outros passageiros ouvirem música ou a fazerem chamadas em voz alta, sem auscultadores. A autoridade londrina reconhece que a conectividade 5G e 4G veio facilitar a vida de todos, mas salienta que estas perturbações sonoras são um incómodo para a maioria das pessoas, especialmente para quem tem maior sensibilidade ao som, como pessoas com autismo.
Campanha #TravelKind apela à consideração pelos outros
Para combater este problema, a TfL expandiu a sua campanha #TravelKind, originalmente lançada em 2017. A iniciativa inclui agora a afixação de cartazes na rede ferroviária da Elizabeth line, a mais recente de Londres, com um lembrete simples: "use auscultadores".
Para incentivar a adesão, a autoridade estabeleceu uma parceria com a JBL para oferecer cinco pares dos auscultadores sem fios JBL Live 770 NC através de um concurso na rede social Instagram.
Seb Dance, vice-presidente da Câmara para os Transportes, sublinhou a importância da medida. "A grande maioria dos londrinos usa auscultadores quando viaja nos transportes públicos da capital, mas a pequena minoria que ouve música ou vídeos em voz alta pode ser um verdadeiro incómodo para os outros passageiros e perturbar diretamente as suas viagens", afirmou. "Queremos que todos tenham uma viagem agradável, seja a pôr em dia a sua série favorita ou a ouvir música".
Iniciativa vai ser alargada a toda a rede de transportes
A campanha não ficará limitada à Elizabeth line. A partir de outubro, os mesmos cartazes de sensibilização serão colocados em autocarros, no metro de superfície (Docklands Light Railway), no London Overground, no metro (Underground) e nos elétricos da cidade.
A TfL aproveitou ainda para deixar outro conselho aos passageiros: que levantem os olhos do ecrã do telemóvel de vez em quando para verificar se alguém, como idosos ou grávidas, precisa mais do lugar sentado do que eles.