1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Preço dos combustíveis: Setembro arranca com boas e más notícias para a sua carteira
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Preço dos combustíveis: Setembro arranca com boas e más notícias para a sua carteira em Sex 29 Ago 2025 - 14:37

DJPRMF

tampa de combustível

Setembro está à porta e, para os condutores portugueses, o início do mês traz notícias mistas na hora de atestar o depósito. Se por um lado a gasolina deverá dar um ligeiro alívio à carteira, o mesmo não se pode dizer do gasóleo, que tem um aumento previsto.

As alterações, que entram em vigor a partir da próxima segunda-feira, dia 1 de setembro, indicam uma tendência de movimentos ligeiros mas opostos para os dois principais tipos de combustível no país.

Gasolina mais barata, gasóleo mais caro

De acordo com as previsões para o setor, o preço da gasolina simples deverá registar uma descida de meio cêntimo por litro. Em contrapartida, o gasóleo simples prepara-se para uma subida no mesmo valor, ou seja, um aumento de meio cêntimo por litro.

Com esta atualização, o preço médio de referência da gasolina simples 95 deverá fixar-se nos 1,693 € por litro. Já o gasóleo simples deverá passar a custar, em média, 1,550 € por litro.

Contexto e medidas em vigor

Estes cálculos têm por base os valores divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) na passada quinta-feira e as previsões avançadas pelo ACP. É importante sublinhar que os preços finais podem variar, uma vez que cada posto de abastecimento tem liberdade para definir os seus próprios valores, que já incluem os descontos e as medidas fiscais do Governo.

Atualmente, continuam em vigor as medidas governamentais iniciadas em 2022 para atenuar o impacto da subida do preço dos combustíveis. Apesar de o Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) ter aumentado três cêntimos este ano, uma descida na taxa de carbono manteve a carga fiscal inalterada.

Na prática, estas medidas representam uma redução fiscal de 19,2 cêntimos por litro de gasolina e de 17,6 cêntimos por litro de gasóleo.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech