
A Microsoft continua a sua missão de integrar o assistente de inteligência artificial Copilot em todo o seu ecossistema de software, e a mais recente plataforma a receber esta poderosa ferramenta é o Viva Engage. A integração, agora disponível para todos os utilizadores com licença, promete otimizar a comunicação e a produtividade no ambiente empresarial.
O que é o Viva Engage?
Para quem não está familiarizado, o Viva Engage é a evolução da plataforma Yammer, adquirida pela Microsoft há alguns anos. Trata-se de uma ferramenta empresarial focada em melhorar a comunicação e o envolvimento dos colaboradores dentro das organizações, através da criação de comunidades, partilha de anúncios, realização de eventos virtuais e outras formas de interação. A sua natureza colaborativa torna-a um alvo ideal para as capacidades do Copilot.
Um assistente de IA para a comunicação interna
Com a chegada do Microsoft 365 Copilot ao Viva Engage, os utilizadores ganham um leque de novas funcionalidades para otimizar o seu trabalho. O assistente pode criar resumos inteligentes de conversas e publicações através de cartões de atualização, agrupar conteúdos por temas para facilitar a consulta e até ajudar a encontrar informação específica de forma mais intuitiva.
A pesquisa foi significativamente melhorada, permitindo agora o uso de linguagem natural. Perguntas como "Mostra-me onde fui mencionado" ou "Faz um resumo das últimas novidades" deverão devolver resultados precisos e contextuais, poupando tempo aos utilizadores.
A integração com o Outlook e o Teams é outro dos pontos fortes. O Copilot consegue obter contexto destas aplicações para ajudar a redigir publicações de raiz, sugerindo conteúdos e tons de mensagem adequados, o que pode ser uma grande ajuda para quem gere as comunicações internas.
Disponibilidade e feedback
A integração do Microsoft 365 Copilot no Viva Engage já está disponível para todos os clientes que possuam uma licença Copilot. A Microsoft acredita que esta é uma evolução natural para o futuro da produtividade em ambientes de trabalho comunitários e incentiva o feedback dos utilizadores. É possível avaliar as respostas do Copilot com um simples polegar para cima ou para baixo, ajudando os programadores a refinar a experiência geral da ferramenta.