1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Microsoft viaja no tempo e liberta o código do lendário 6502 BASIC em open-source
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Microsoft viaja no tempo e liberta o código do lendário 6502 BASIC em open-source em Qui 4 Set 2025 - 11:59

DJPRMF

Microsoft logo

Para os saudosistas da computação de 8-bits, a Microsoft acaba de libertar uma verdadeira peça de museu. Após anos a circular na internet em cópias não oficiais, a gigante do software disponibilizou o código-fonte do seu histórico 6502 BASIC sob uma licença de código aberto, permitindo que qualquer pessoa possa explorar, modificar e aprender com um dos alicerces da programação moderna.

Uma peça de história da computação agora acessível a todos

O 6502 BASIC foi um dos primeiros produtos de software da Microsoft, adaptado em 1976 pelo próprio cofundador Bill Gates e por Ric Weiland, um dos primeiros funcionários da empresa. O objetivo era criar uma versão da linguagem de programação BASIC que funcionasse no processador 6502, o "coração" de algumas das máquinas mais icónicas da história da tecnologia.

Este pequeno, mas poderoso, processador equipava computadores como o Apple II, a consola Atari 2600, a Nintendo Entertainment System (NES) e toda a popular série de computadores de 8-bits da Commodore. Foi graças a este software que uma geração inteira de programadores deu os seus primeiros passos, escrevendo linhas de código simples como 10 PRINT "OLA MUNDO" e 20 GOTO 10.

O motor dos primeiros computadores pessoais

A importância deste software foi tal que, em 1977, a Commodore licenciou-o por uma taxa única de 25.000 dólares. Como a própria Microsoft recorda numa publicação no seu blogue, este acordo colocou o Microsoft BASIC no centro dos computadores PET da Commodore e, mais tarde, nos icónicos VIC-20 e Commodore 64.

Esta decisão não só ajudou a padronizar as implementações de linguagens de programação, como também foi fundamental para estabelecer o modelo de negócio de licenciamento de software que transformaria a Microsoft na gigante que conhecemos hoje, abrindo caminho para o desenvolvimento do MS-DOS.

Um legado que perdura até hoje

Mesmo passados quase 50 anos, o interesse pelo processador MOS 6502 e pelo seu software continua bem vivo. A comunidade de entusiastas e historiadores de tecnologia tem vindo a recriar o ambiente de desenvolvimento original através de emuladores e recriações baseadas em FPGA, validando que o código-fonte histórico ainda consegue produzir as ROMs originais com exatidão.

Este lançamento oficial por parte da Microsoft vem complementar esse trabalho, oferecendo agora uma licença moderna e clara. A iniciativa segue a libertação anterior do GW-BASIC, que partilha a mesma linhagem e foi incluído na ROM do primeiro PC da IBM.

Para todos os interessados em explorar a linguagem de programação assembly e mergulhar num capítulo fundamental da história da computação, o código-fonte completo do Microsoft 6502 BASIC está agora disponível no GitHub.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech