1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Miracle-WM 0.7 já chegou e torna o seu desktop Linux mais personalizável
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Miracle-WM 0.7 já chegou e torna o seu desktop Linux mais personalizável em Sex 5 Set 2025 - 9:36

DJPRMF

Miracle-WM

Para os entusiastas de Linux que gostam de ter controlo total sobre o seu ambiente de trabalho, há boas notícias. O Miracle-WM, o compositor Wayland desenvolvido pelo engenheiro da Canonical, Matthew Kosarek, acaba de receber a sua versão 0.7, trazendo um leque de novidades que prometem maior compatibilidade e personalização.

O Miracle-WM é conhecido por ser uma alternativa robusta para quem prefere a gestão de janelas em mosaico (tiling), permitindo organizar o espaço de trabalho de forma manual e eficiente. Com um simples ficheiro de configuração em formato YAML e suporte para uma vasta gama de placas gráficas, esta ferramenta continua a evoluir a cada lançamento.

Mais compatível e com novas configurações

A grande estrela desta atualização é a conclusão da implementação da compatibilidade com o protocolo de comunicação IPC do Sway/i3. Mas o que é que isto significa na prática? Significa que agora pode usar o Miracle-WM com uma variedade de ferramentas populares de outros gestores de janelas, como a barra de estado Waybar, lançadores de aplicações como o Wofi ou até criar os seus próprios scripts para automatizar a manipulação de janelas.

Segundo a página oficial do projeto no GitHub, os comandos IPC como exec, nop, split e layout foram extensivamente documentados, facilitando a vida a quem gosta de personalizar o seu ambiente ao pormenor.

Miracle-WM

Além disso, a versão 0.7 introduz novas funcionalidades de configuração para o rato, permitindo ajustar a aceleração e os perfis do ponteiro, e para o teclado, onde agora é possível definir o idioma, a taxa de repetição e o atraso.

Foram também corrigidos alguns bugs importantes que melhoram a estabilidade do sistema. As animações de transição, que estavam com problemas, voltaram a funcionar corretamente. Foi ainda resolvido um erro que causava o crash do compositor ao fechar a última janela de um espaço de trabalho e outro que podia levar a uma falha na altura de encerrar o programa.

Como instalar o Miracle-WM no Ubuntu

Se ficou curioso e quer experimentar, o processo de instalação no Ubuntu é bastante simples. A forma mais fácil é através de um pacote Snap, compatível com o Ubuntu 16.04 e versões posteriores. Basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:

sudo snap install miracle-wm --classic

Para quem usa as versões mais recentes do sistema, como o Ubuntu 24.04 (Noble) ou 23.10 (Mantic), é também possível instalar a ferramenta a partir do PPA oficial, embora as atualizações possam demorar um pouco mais a chegar por esta via:

sudo add-apt-repository ppa:matthew-kosarek/miracle-wm sudo apt update sudo apt install miracle-wm

Após a instalação, basta terminar a sessão atual e, no ecrã de login, escolher a sessão "Miracle". A partir daí, pode começar a personalizar o seu novo ambiente de trabalho, editando o ficheiro de configuração que se encontra em ~/.config/miracle-wm.yaml.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech