
A OnePlus confirmou oficialmente o fim da sua colaboração de cinco anos com a icónica marca de câmaras Hasselblad. A notícia, que marca o fim de uma era para os topos de gama da empresa, foi partilhada por Pete Lau, CEO da OnePlus, que anunciou também que a fabricante irá agora focar-se no desenvolvimento do seu próprio motor de imagem.
A aliança com a Hasselblad começou com o lançamento dos modelos OnePlus 9 e 9 Pro, numa altura em que a fotografia era vista como um dos pontos menos fortes da marca. A parceria não se limitou a colocar um logótipo na traseira dos telemóveis; envolveu uma colaboração profunda na calibração de cores e no desenvolvimento de algoritmos para melhorar a qualidade de imagem, conferindo um selo de prestígio e qualidade aos dispositivos da OnePlus.
O futuro chama-se DetailMax Engine
Com o fim desta colaboração, os próximos flagships da marca, a começar pelo OnePlus 15, já não contarão com a assinatura da Hasselblad. Em vez disso, a OnePlus vai apostar numa tecnologia interna, o "OnePlus DetailMax Engine". Resta saber até que ponto esta nova tecnologia será semelhante ao motor Lumo da Oppo, empresa-mãe da OnePlus, que tem sido bastante elogiado pela sua performance em modelos como o Find X8 Ultra.

O anúncio foi feito por Pete Lau nos fóruns oficiais da empresa, onde explicou que a OnePlus irá agora capitalizar a experiência adquirida para seguir o seu próprio caminho no que toca à tecnologia de imagem.
A estranha ligação com a Oppo
Para tornar a história um pouco mais curiosa, a Oppo, que detém a OnePlus, estendeu a sua própria parceria com a Hasselblad em julho deste ano, prometendo um novo sistema de imagem móvel ainda para 2025.
Esta decisão levanta questões sobre a estratégia do grupo para as suas diferentes marcas, sugerindo que a OnePlus poderá estar a ser posicionada de forma distinta da Oppo no mercado, assumindo agora total controlo sobre a identidade fotográfica dos seus smartphones.