
A Qualcomm e o BMW Group anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de uma nova plataforma de condução assistida. O sistema, batizado de Snapdragon Ride Pilot, vai estrear-se no SUV elétrico BMW iX3 e promete oferecer funcionalidades de condução autónoma de Nível 2+, como circular em autoestrada sem mãos no volante e realizar mudanças de faixa de forma automática.
A apresentação formal desta tecnologia, desenvolvida em conjunto pelas duas empresas, irá acontecer durante o evento IAA Mobility 2025. O sistema será alimentado pelos processadores (SoCs) Snapdragon Ride da Qualcomm.
O condutor continua a ser o responsável
Apesar das suas capacidades avançadas, o Snapdragon Ride Pilot é classificado como um sistema de assistência à condução de Nível 2+. Isto significa que não se trata de um sistema de condução 100% autónoma. O condutor terá sempre a responsabilidade de supervisionar as ações do veículo e de manter a atenção na estrada, mesmo quando as funcionalidades automáticas estiverem ativas.
Para além da condução em autoestrada e das mudanças de faixa, a tecnologia inclui também um sistema de assistência ao estacionamento.
A tecnologia por trás do volante
A plataforma de software da Qualcomm e da BMW assenta em várias camadas tecnológicas. A primeira, dedicada à perceção, utiliza um sistema de câmaras com visão de 360 graus para detetar objetos, interpretar sinais de trânsito e auxiliar nas manobras de estacionamento.
Outra camada, focada na condução, recorre a uma combinação de modelos baseados em regras e em inteligência artificial para planear e prever o comportamento do veículo em cenários de condução complexos. Segundo o anúncio oficial da Qualcomm, a plataforma adota uma abordagem que prioriza a segurança, integrando funcionalidades de cibersegurança e cumprindo as rigorosas normas internacionais do setor automóvel, como a ISO 26262.
Disponibilidade global no horizonte
A Qualcomm vai disponibilizar o Snapdragon Ride Pilot a todos os fabricantes de automóveis a nível mundial. A empresa garante que o sistema já foi validado em 60 países e tem como objetivo expandir essa validação para mais de 100 países até 2026.
Esta parceria reforça a presença da Qualcomm no setor automóvel, onde já colabora com outras gigantes como a Google em sistemas de voz com IA e com a Volvo nos seus sistemas de infoentretenimento. No entanto, a empresa não está sozinha nesta corrida, enfrentando a concorrência de outras empresas como a NVIDIA e a Mobileye, que também estão a desenvolver chips e software para sistemas avançados de assistência à condução.